iPhone esquentou? Aplicativos prometem reduzir a temperatura do aparelho; conheça

Reclamações sobre aparelhos esquentando excessivamente têm sido frequentes em dias de calor intenso. Veja como salvar seu celular.

Com as altas temperaturas que têm afetado diversas regiões do Brasil, muitas pessoas recorreram às redes sociais para expressar uma preocupação recorrente nos últimos tempos: o superaquecimento do iPhone.

Os usuários de Android também compartilharam essa mesma queixa, especialmente no Twitter (atual X).

Em dias de calor intenso, é comum que os smartphones esquentem, afetando diretamente o seu desempenho.

O iPhone, por exemplo, ao atingir uma temperatura específica, entra em um modo de emergência, exibindo um aviso na tela. Se isso já aconteceu com você, não precisa se preocupar, mesmo que tenha sido uma situação inesperada.

Na tentativa de ajudar os usuários e colaborar com o funcionamento dos celulares, diversas empresas lançaram aplicativos que afirmam auxiliar na redução da temperatura dos dispositivos.

No entanto, surge a dúvida: esses aplicativos realmente funcionam? Veja agora como você pode utilizá-los e se eles realmente valem a pena.

Tela de iPhone com aviso relacionado à alta temperatura do dispositivo. – Foto: iHelpU/Reprodução

Apps que prometem reduzir o calor do celular são reais?

De acordo com informações do G1, esses aplicativos, disponíveis tanto para iPhone quanto para Android, atuam de forma indireta na redução da temperatura dos celulares. Em vez de acionar um possível sistema de resfriamento secreto, esses aplicativos fornecem recomendações ao usuário.

Por exemplo: ao notar que o aparelho está esquentando, esses apps podem identificar quais processos estão consumindo mais memória ou bateria no momento. Assim, podem sugerir o fechamento dessas atividades para melhorar o desempenho do aparelho.

Na prática, esses aplicativos funcionam como gerenciadores para lidar com o problema do superaquecimento do iPhone. É importante destacar que, conforme a reportagem, eles não tendem a sobrecarregar ainda mais o dispositivo, o que não vai exigir muito da performance do aparelho ao serem instalados.

Mas é extremamente importante ficar de olho em duas considerações. Primeiramente, o usuário deve verificar se o aplicativo é confiável. Além disso, muitos dos smartphones mais recentes já oferecem ferramentas e configurações que realizam análises semelhantes, o que torna desnecessária a necessidade de baixar esses apps.

Além disso, existem algumas dicas para evitar o superaquecimento do iPhone ou Android em dias quentes que você pode adotar para o seu dia a dia. Comece evitando a exposição direta ao sol, especialmente quando o dispositivo está protegido por capas emborrachadas que podem intensificar o calor.

Outro ponto importante é que você deve fechar os aplicativos em segundo plano de forma periódica. Desative funções não utilizadas (como dados móveis, Wi-Fi e GPS), controle o brilho da tela e evite usar o dispositivo durante o carregamento, pois essas são ações preventivas recomendadas.

você pode gostar também