Internet no Brasil: quase 80% dos domicílios no Brasil possuem acesso à internet
Dados de pesquisa recente apontam para maior a conectividade de todos os tempos.
Desde que a expansão da internet se deu no Brasil, no início dos anos 2000, nunca antes tivemos um número tão expressivo de usuários. Desse modo, a rede mundial de computadores já faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros, e a tendência é aumentar.
Assim como as linhas telefônicas, a internet está cada vez mais difundida ao redor do país. Por isso, em pesquisa recente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br), levantou-se que 80% das residências brasileiras têm acesso à internet.
A TIC Domicílio
Com isso, a pesquisa TIC Domicílio revelou, no ano de 2022, que houve crescimento de mais de 50% de domicílios conectados à internet. Como era de se esperar, a conexão é maior em áreas urbanas. Porém, as áreas rurais não ficam fora dessa tendência.
Inclusive, os dados coletados revelam que 82% das residências da área urbana possuem conexão à internet. Já nas áreas rurais, os dados são de 68% dos domicílios. O que aponta para um sucesso dos programas de inclusão digital iniciados no final dos anos 1990.
Qual a região mais conectada?
A mesma pesquisa revelou outro dado muito interessante: a porcentagem de residências conectadas à internet em cada região do Brasil. A região que encabeça a lista é a Centro-Oeste, com 83% dos domicílios tendo acesso à internet.
Em seguida, aparecem as regiões Sudeste, com 82%; Sul, com 81%; Nordeste, com 78%; e Norte, com 76%. Os números revelam uma difusão ampla da rede, com todas as regiões apresentando cerca de 8 em 10 casas conectadas.
Qual a forma mais utilizada para se conectar?
Dentre as muitas formas de se conectar à internet hoje em dia, a principal modalidade escolhida pelos brasileiros é a de fibra óptica. Outras tecnologias que aparecem com frequência são a conexão via cabo e as redes móveis, como o 3G e o 4G.
Apesar dos dados indicarem um cenário positivo no país, ainda existe muita desigualdade social que afeta diretamente a distribuição da rede. Os locais com menos acesso à internet eram os mais remotos e com os menores índices de desenvolvimento.