Você assistiria a ‘Indiana Jones’ sem a atuação de Harrison Ford?
Harrison Ford sempre foi o protagonista da franquia que já está chegando e que teve sua programação de lançamento informada pela Disney. Confira!
“Indiana Jones 5” já está apontando no horizonte, pois sua programação de lançamento para junho de 2023 foi informada durante o evento D23 da Disney. No evento, foi possível observar, também, um emocionado Harrison Ford anunciando que seria a última vez dele interpretando o personagem icônico de Dr. Henry Jones Jr., com o ator de 80 anos brincando de forma memorável que não se apaixonaria por vocês novamente.
Porém, o antigo CEO da Disney, Bob Iger, há alguns anos atrás falou que o quinto filme de “Indiana Jones” (que já estava sendo desenvolvido) não era para ser o último da franquia. Desde então, ele não falou mais nada sobre o assunto.
Isso tudo acaba gerando questionamentos sobre qual seria o sentido de um filme de Indiana Jones sem Harisson Ford, não é mesmo? A resposta, contudo, é bem simples, pois não faz nenhum sentido termos um filme de Indiana Jones sem ele.
Existem alguns poucos personagens na história cinematográfica que são tão associados a um único ator, apesar do fato de que Indiana Jones tenha sido interpretado por diversas pessoas. Nisso, a Disney pode até tentar continuar sustentando a ideia de que terá um “Indiana Jones” após a saída do seu “personagem principal”, mas isso certamente não vai funcionar.
Segundo tudo o que foi coletado de informações, “Indiana Jones 5” está buscando passar o manto para Phoebe Waller-Bridge que, a princípio, terá um belo desempenho no papel. Provavelmente, ela fará um trabalho melhor do que a última vez que alguém tentou isso.
Aliás, é possível encontrar no cinema mundial diversos personagens que teriam muito do DNA de Indiana Jones, mas nenhum deles atinge a imaginação do público com uma fração do impacto que Harrison Ford conseguiu fazer.
De todas as figuras “falsas” de “Indiana Jones” encontradas por aí, Rick O’Connell, de Brendan Fraser, foi o que chegou mais perto, vindo do filme “Múmia”, mas ainda assim é apenas um reflexo meio obscuro.
A presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, que também é produtora da franquia desde “Temple of Doom”, afirmou com todas as letras que “Indiana Jones” não será reformulado depois que Harrison Ford definitivamente se aposentar do personagem.
Chris Pratt até chegou a comentar que estava com um certo medo de potencialmente ser escalado como arqueólogo/ladrão de túmulos pelas expectativas que isso traria, bem como pela lendária rabugice do ator mais velho. Então, é possível dizer que a Disney tem o plano de construir o mundo de “Indiana Jones” sem Harrison Ford, da mesma maneira que tem tentado construir a partir do núcleo de Skywalkers.
Entretanto, é válido dizer que “Indiana Jones” não é “Star Wars”. Enquanto uma grande parte do apelo da franquia de ficção científica de George Lucas foi a sensação de ocorrer em uma galáxia, com muitos eventos ocorrendo, “Indiana Jones” está focado somente em uma pessoa, Harrison Ford.
Se por acaso for feita a tentativa de contar as aventuras do mundo ao seu redor, mas sem ele, você estaria apenas entrando em conflito com todas as outras franquias de ação e aventura que tentaram aproveitar essa mesma energia.
Por mais que seja difícil para a Disney aceitar, “Indiana Jones” é um relâmpago dentro de uma garrafa e Harrison Ford seria a eletricidade. Por mais que a Disney continue tentando, sem Harrison Ford eles estarão produzindo apenas imitações.