História REAL das 7 Maravilhas do Mundo Antigo: conheça detalhes sobre esses monumentos!
Venha conhecer um pouco mais sobre esse lado da humanidade.
O mundo conta com grandes mistérios envolvidos no decorrer de sua história, que vai desde o tempo dos povos mais antigos até os tempos atuais. Com isso, diversos monumentos foram encontrados no decorrer do tempo, os quais chamam a atenção de toda a sociedade até hoje, principalmente pelo mistério que os envolvem.
Juntos, alguns desses monumentos receberam o título de 7 Maravilhas do Mundo Antigo. O nome é bem sugestivo, não é mesmo? Mas o que será que aconteceu com esses monumentos? Será que resistiram ao tempo?
É com base nessa curiosidade que hoje vamos contar para você um pouco mais sobre cada uma dessas sete maravilhas, a fim de que você possa conhecer um pouco mais sobre cada uma e o que aconteceu com elas. Vamos lá?
1. Templo de Ártemis
Para começar, temos o também conhecido como Templo de Diana. Foi um local dedicado a Ártemis, a deusa da caça e dos animais selvagens, de acordo com a mitologia grega. Localizado onde atualmente é a Turquia, esse templo surgiu entre os séculos VI e V a.C. Ele tinha cerca de 127 colunas de mármore, sendo que algumas contavam com mais de dezoito metros de altura.
Infelizmente, o templo foi desaparecendo no decorrer do tempo, mas sumiu por completo durante a invasão dos godos, no século III d.C.
2. Mausoléu de Halicarnasso
Outra das maravilhas do Mundo Antigo e que também fica na Turquia é o Mausoléu de Halicarnasso. Trata-se de uma estrutura monumental que abrigava os restos mortais do rei persa Mausolo e de sua esposa Artemísia. Por muito tempo, o mausoléu foi considerado uma das maiores construções da época.
Mas a estrutura desapareceu completamente por conta de terremotos que acometeram o local em diferentes épocas. O último que terminou de derrubar o mausoléu foi no século XV. Na época, a estrutura veio para baixo completamente.
3. Farol de Alexandria
Sendo uma das construções mais famosas da antiguidade, o Farol de Alexandria era uma torre com mais de cem metros de altura. Localizada na cidade de mesmo nome, no Egito, o farol ajudava barcos a se localizarem e guiava aqueles que precisavam entrar no porto.
A construção do Farol de Alexandria foi finalizada em 280 a.C., sob o comando do faraó Ptolomeu II. Entretanto, foi outra maravilha do Mundo Antigo que acabou sendo derrubada por fortes terremotos, sumindo completamente em 1480.
4. Jardins Suspensos da Babilônia
Parte da antiga Mesopotâmia (onde fica localizado o Iraque, atualmente), os Jardins Suspensos da Babilônia foram enormes estruturas datadas de 600 a.C.
Há quem diga que os jardins foram apenas uma lenda, mas existem comprovações de sua existência por meio de relatos históricos. Entretanto, não se sabe a localização exata de onde os Jardins Suspensos da Babilônia ficavam.
Pesquisadores acreditam que esse havia sido um presente do rei Nabucodonosor II para a esposa. Apesar de toda sua grandeza e engenhosidade para funcionar, os Jardins Suspensos da Babilônia foram destruídos por terremotos no século II a.C.
Desde então, diversas expedições arqueológicas são feitas para comprovar sua existência, mas sem resultado conclusivo.
5. A Grande Pirâmide de Gizé
Conhecida também como a Pirâmide de Quéops, ela é a mais antiga das três pirâmides encontradas no Egito. A Grande Pirâmide de Gizé foi construída há cerca de 4,5 mil anos, durante o Antigo Império do Egito. Sua estrutura sustenta mais de dois milhões de blocos, com alguns pesando mais de oitenta toneladas.
Apesar de ter sofrido com terremotos e saqueadores, a pirâmide continuou de pé e é uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Além disso, é possível visitá-la em viagens ao Egito, principalmente se você gostar desse tipo de passeio, pois vale a pena.
6. Estátua de Zeus em Olímpia
Como parte do culto a Zeus, essa estátua ficava localizada no templo de Olympia, na Grécia antiga. Esculpida por Fídias, ela levou cerca de doze anos para ser finalizada. Com doze metros de altura, a Estátua de Zeus era composta de marfim e ouro, sendo considerada uma das obras mais valiosas.
Infelizmente, um incêndio no templo fez com que a estátua sumisse no século V d.C. e nunca mais fosse vista. Apesar disso, ainda existem as ruínas do templo original, além de descrições com imagens da estátua que permanecem no local, sobrevivendo ao tempo, sendo possível realizar visitas a elas.
7. Colosso de Rodes
A última Maravilha do Mundo Antigo era uma estátua do deus grego Hélio, que foi construída na cidade grega de Rodes. Com cerca de 33 metros de altura, ela foi esculpida entre 292 e 280 a.C. Apesar de ser considerada uma Maravilha do Mundo Antigo, foi um monumento que teve uma vida bem curta.
Em 226 a.C., Rodes acabou sendo invadida por forças inimigas. Então, a estátua acabou sendo destruída. Diz a lenda que os invasores derreteram a estátua e venderam o bronze dela para um comerciante judeu, que precisou de novecentos camelos para transportar tudo. Por isso, hoje em dia não existe nada ligado a Rodes no local.