História da Fanta tem ligação com a Alemanha nazista? Entenda o caso
Refrigerante foi criado pela subsidiária da Coca-Cola na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua origem está relacionada a confrontos armados da época.
A Fanta foi criada há mais de 80 anos e possui uma história que poucas pessoas conhecem.
Essa bebida, que faz parte do portfólio da Coca-Cola Company, foi criada graças à atuação do empresário alemão Max Keith, que era conhecido tanto por seu apreço à Coca-Cola quanto pela sua ligação com a economia nazista.
O surgimento da Fanta está historicamente ligado à entrada dos Estados Unidos na luta contra a Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. Isso mesmo, a história é mais complexa do que se imagina.
Depois que os EUA oficializaram a posição contrária ao regime alemão, a subsidiária da Coca-Cola na Alemanha ficou impossibilitada de importar os ingredientes para fabricar a bebida.
Foi nesse contexto que Max Keith teve a ideia de criar um novo refrigerante, que serviria como alternativa à falta de Coca-Cola.
Presença do grupo na Alemanha
Registro do período da Alemanha nazista. – Foto: Reprodução
A fábrica da Coca-Cola foi instalada na Alemanha em 1929. Rapidamente, a bebida conquistou o público local e avançou no mercado de refrigerantes.
Inicialmente, o responsável pela subsidiária era o expatriado americano Ray Rivington Powers. Com o tempo, ficou nítida a sua falta de habilidade para lidar com questões de contabilidade e várias contas deixaram de ser quitadas.
Após 1933, quando Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha, Max Keith assumiu a direção da companhia. Ele era respeitado no setor e considerado um verdadeiro líder, capaz de reverter os problemas financeiros da empresa.
O sucesso obtido por ele foi tão grande que a Coca-Cola decidiu, inclusive, patrocinar os Jogos Olímpicos de 1936, que aconteceram em Berlim.
O logotipo da marca chegou a aparecer ao lado das suásticas nazistas.
Uma relação próxima?
Keith não era, necessariamente, um filiado ao Partido Nazista, mas todos sabiam da afinidade dele com o governo de Hitler. Essa aproximação, inclusive, serviu para favorecer o crescimento da Coca-Cola na Alemanha.
A situação começou a piorar depois que o Japão, aliado da Alemanha, lançou o ataque a Pearl Harbor e os Estados Unidos entraram na luta contra os países do Eixo.
Com isso, a sede da Coca-Cola, que fica em Atlanta, cortou as relações com Max Keith e parou de enviar os ingredientes da bebida.
Solução: um novo refrigerante
Para contornar a situação, o empresário se viu obrigado a criar uma solução para manter a subsidiária viva. A saída foi inventar um novo refrigerante para agradar o público alemão. Assim, deu-se origem à Fanta.
Apesar de não ser considerada tão boa quanto a Coca-Cola, a bebida vendia bem e obteve bons resultados. Com o tempo, Keith assumiu a direção de outras empresas da Coca-Cola na Europa e conseguiu levar a Fanta para outros países do continente.
Ao final da Segunda Guerra Mundial, a subsidiária alemã já havia vendido cerca de 3 milhões de caixas de Fanta.
Com o lucro obtido, a sede da Coca nos EUA praticamente considerou Keith um herói. Afinal, ele conseguiu manter a empresa viva durante todo o confronto armado.
A Fanta chegou ao mercado norte-americano em 1958. O sucesso foi tão grande que, até hoje, ela continua sendo produzida e vendida no mundo todo.