Um verdadeiro ‘plot twist’: Criador do Guaraná Jesus não acreditava em Deus
O desenvolvedor do produto não escolheu o nome por conta da religião, mas sim por outro fator.
De acordo com um levantamento feito sobre o consumo de refrigerantes pelo mundo, o Brasil está entre os 10 países que mais consomem essa bebida, representando mais de 50% das vendas dos produtos não alcoólicos.
A Coca-Cola é uma das marcas mais consumidas por aqui, seguida por um produto nacional bastante conhecido: o Guaraná Jesus. A seguir, confira um fato curioso sobre esse famoso refrigerante.
Bebida nordestina tem uma história inesperada
O desenvolvedor da bebida gaseificada, Jesus Norberto Gomes, nasceu em 1891 no interior do Maranhão. Ele mudou-se para a capital em busca de melhores condições de vida e estudo, e a sua primeira oportunidade de trabalho foi na área de farmacologia. Após 20 anos atuando nesse ramo, Gomes então adquiriu a sua própria farmácia, chamada “Galvão”.
Foi nesse momento que ele colocou em prática todas as suas habilidades de criação. No interior do estabelecimento, ele produziu diversos produtos para oferecer aos seus clientes, desde xaropes ao famoso refrigerante. O mais inusitado é que todos os produtos o homenageavam, carregando o “Jesus” de seu nome.
A venda de bebidas gaseificadas em farmácias era comum naquela época, porém, a primeira criação do refrigerante não teve uma avaliação positiva dos clientes, os quais alegaram sabor amargo. Entretanto, as críticas não fizeram Norberto desistir da ideia, e com o tempo, ele foi aprimorando o sabor.
Ele então chegou ao resultado final, que agradou imediatamente os consumidores, gerando um grande sucesso. Porém, um fato interessante sobre o Guaraná Jesus é que o seu criador era ateu. Essa questão inclusive levantou questionamentos sobre o nome do produto, embora “Jesus” também fosse o seu próprio nome.
Após o seu falecimento, em 1963, a família decidiu passar os direitos da bebida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes, que anos mais tarde, em 2001, foi adquirida pela Coca-Cola. A empresa garantiu preservar os aspectos tradicionais, não só na fórmula, mas em todos os aspectos relacionados ao design original do produto, elaborado pelo seu criador.
Assim, o Guaraná Jesus, desenvolvido em um laboratório improvisado em 1927, até hoje faz sucesso em todo país e é uma das grandes marcas nacionais de refrigerante. Interessante, não?