Grandes nomes reivindicam por Oscar excluir categorias

Kathleen Kennedy, Guillermo del Toro, John Williams entre outros.

A academia, responsável pela realização da premiação do Oscar, anunciou recentemente que oito entre as vinte e três categorias não acontecerão na apresentação ao vivo. Os prêmios dessas categorias serão entregues uma hora antes da cerimônia ao vivo, mas isso deixou muita gente brava.

Leia mais: Conheça os 10 filmes de Leonardo DiCaprio que foram indicados ao Oscar

Com o intuito de mudar isso, grandes nomes Hollywood, como Kathleen Kennedy, Guillermo del Toro, John Williams, James Cameron e tantos outros nomes e profissionais da área como cineastas, produtores, figurinistas e compositores, assinaram uma carta endereçada à Academia, solicitando que seja revertida esta decisão da não transmissão das entregas das oito categorias ao vivo na cerimônia.

De acordo com o documento, divulgado pela Variety, os profissionais afirmam que essa medida “rebaixa” aqueles ofícios e os “relega ao status de cidadãos de segunda classe”. As categorias que ficaram de fora do ao vivo são: melhor montagem, melhor trilha sonora original, melhor documentário curta-metragem, melhor curta animado, melhor curta live-action, som, maquiagem e penteados, e figurino.

 

“Por quase um século, o Oscar representou o padrão máximo no reconhecimento e honra de todos os ofícios essenciais para fazer filmes. Agora, quando nos aproximamos no seu centésimo ano, estamos muito preocupados que esse padrão máximo esteja manchado pela valorização de algumas áreas cinematográficas em detrimento de outras”, complementar os profissionais.

A carta reconhece a importância e reconhece os motivos que levaram a Academia tomar esta decisão, mas que fazer isso não vai contribuir para o objetivo deles. E, de fato, medidas semelhantes foram adotadas pelo Emmy e pelo Grammy, sem muito sucesso.

você pode gostar também