Governo japonês oferece bolsas de estudos para brasileiros; veja como se inscrever

Saiba como se inscrever nas bolsas de estudos oferecidas pelo governo japonês. Serão ofertadas seis opções, entre graduação e mestrado.

Se você deseja se aprimorar em sua profissão, o governo japonês está oferecendo uma boa oportunidade para estudantes brasileiros. Isso porque a Embaixada do Japão está aceitando inscrições para seis diferentes tipos de bolsas de estudos no país.

A formação faz parte do Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do país (MEXT) e pode ser uma boa chance para quem deseja estudar em outro país, além de adquirir experiências. Esse tipo de bolsas de estudos é ofertado anualmente pelo governo do Japão.

Além disso, as bolsas são válidas para graduação, cursos técnicos, mestrados e doutorados. Podem se inscrever todos os estrangeiros que desejam estudar e se aprimorar profissionalmente.

Já a duração das bolsas de estudos é de cinco anos, de abril de 2023 a março de 2028. O valor mensal liberado será de 143 mil ienes para estudantes não graduados; 144 mil ienes para mestrado e curso profissionalizante; e 145 mil ienes para doutorado. Convertidos, os valores passam de R$ 5 mil.

Inclusive, todos os cursos podem participar dentro desse período de cinco anos, exceto: Odontologia, Veterinária, Medicina e Farmácia. Isso porque, para esses cursos citados, o tempo aumenta até 2030, finalizando cerca de sete anos.

Como participar?

Para você se inscrever e concorrer a qualquer uma das bolsas, é bem simples. Se mora no Distrito Federal, em Goiás ou no Tocantins, basta entrar em contato com a Embaixada Japonesa no e-mail: cultural.japao@bs.mofa.go.jp ou buscar a sede em Brasília.

Agora, se você deseja buscar sua pós-graduação no país, as inscrições estão abertas e vão até o dia 31 de maio. Um dos requisitos para concorrer as bolsas de estudo da pós é ter terminado a graduação e ter, no máximo, 34 anos até abril de 2023.

Para as bolsas de estudos voltadas para graduação, escola técnica e curso profissionalizante, serão aceitos candidatos com Ensino Médio concluído até março deste ano e com até 24 anos de idade em abril deste ano também. As inscrições começam a partir do dia 1º de junho e se encerram no dia 24 do mesmo mês.

Por fim, se você não mora em nenhum dos estados citados acima, basta buscar o consulado local para mais informações e inscrição. A Embaixada Japonesa está nos seguintes locais: Belém, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Manaus e Porto Alegre.

você pode gostar também