Que tal fazer um ‘tour’ por Chernobyl sem se contaminar? Google Maps torna isso possível!

Veja como visitar a usina radioativa de Chernobyl sem precisar viajar até a Ucrânia ou ter contato com a radiação do local.

Imagem: CNN/Reprodução

Em 26 de abril de 1986, ocorreu uma catastrófica explosão do reator de Chernobyl, lançando material radioativo na atmosfera e contaminando toda a região. O acidente matou milhares de pessoas e ficou mundialmente conhecido.

Até hoje, muito se fala dessa tragédia. O local onde a explosão aconteceu atualmente é desabitado e não costuma receber muitas as visitas – na verdade, quase ninguém gosta de se dirigir até lá.

Algumas pessoas evitam por medo, enquanto outras pela impossibilidade de ter contato com o local, que até hoje continua contaminado com isótopos radioativos.

No entanto, enquanto muitos têm medo e outros estão restritos a visitar o local, algumas pessoas têm muita vontade de conhecer o cenário de um dos maiores acidentes que já vimos na história da humanidade.

E, pensando no caso dessas últimas pessoas, destacamos que existe um meio muito prático e seguro que permite uma visitação segura a Chernobyl. Continue a leitura para saber qual é essa possibilidade.

Como visitar Chernobyl sem correr riscos?

A cidade fantasma pode ser visitada por meio do Google Maps. Isso mesmo! Veja a seguir como você pode fazer esse passeio pelo lugar tóxico sem se contaminar. Entretanto, antes, conheça um pouco mais o local.

Chernobyl está localizada em uma zona ucraniana localizada a 130 km ao norte da capital, Kiev. Na época em que ocorreu o desastre, o resultado da explosão pôde ser detectado em pelo menos 13 países da Europa Central e Oriental, além de ter obrigado a União Soviética (atual Rússia) a tomar medidas cabíveis durante o ocorrido.

Especula-se que a região onde fica Chernobyl só poderá ser habitada novamente daqui a pelo menos 20 mil anos devido aos altos níveis de radiação ainda existentes por lá. Apesar disso, entre outros fatores, a história do lugar continua atraindo turistas.

Se você tem o desejo de ir até Chernobyl e não pode ou tem medo de fazer essa viagem para uma cidade radioativa, não se preocupe, pois agora você poderá realizar seu desejo acessando o Google Maps.

Para isso, basta ter acesso à função Street View do aplicativo e digitar: “Chernobyl Nuclear Power Plant, Pripyat, Kiev Oblast, Ukraine”. Em seguida, selecione a opção de visualização por satélite.

Após de seguir esses passos, você consegue visitar os arredores da usina e o interior do local. Para visitar o “Chernobyl Reactor #4”, você pode clicar nos pontos azuis que aparecerão no mapa e, dessa forma, terá acesso a fotografias detalhadas do ambiente.

Por fim, você ainda pode arrastar o bonequinho laranja do Maps para um ponto azul, caso esse ponto não esteja te dando acesso às fotos. Essa opção permite visualizar vários outros locais da usina nuclear que ficou marcada na história.

você pode gostar também