Graças ao Google Lens, entender a letra do seu médico agora ficou mais fácil
Não é de hoje que o Google Lens tem sido muito útil no dia a dia. Agora, ele será ainda mais graças a uma nova atualização. Confira!
Muitos usuários do sistema Android já ouviram falar sobre o Google Lens. Aqueles que conhecem suas funcionalidades sabem que ele é uma “mão na roda” se o problema é pesquisar algo.
Google Lens, basicamente, usa a Inteligência Artificial (IA) para realizar pesquisas por meio de imagens. Então, se você tirar uma foto, a ferramenta Lens será capaz de reconhecer e realizar uma pesquisa relacionada ao objeto da imagem.
Mas como tudo nesse ramo recebe atualizações, o Google Lens receberá um upgrade que pode ser de grande ajuda para aqueles que têm dificuldade em entender a letra de médico, o que, na verdade, envolve a maioria das pessoas.
Foi em uma programação na Índia que a empresa anunciou esta supernovidade: o Google Lens será capaz de interpretar as receitas médicas.
Aquilo que para a maioria possa parecer um manuscrito em hebraico, será inteligível para a IA do Google. E isso garantirá prescrição e doses certas de remédios, sem contar a agilidade de outros profissionais da saúde.
A própria empresa comunicou desta forma:
“Isso funciona como uma tecnologia assistiva para digitalizar documentos médicos manuscritos, aumentando os humanos no circuito, como farmacêuticos.”
Como a IA pode entender a letra
A primeira pergunta que podemos pensar é: mas quem ensinou a IA a interpretar a caligrafia de um médico?
Sabemos que a IA é, geralmente, desenvolvida por meio das experiências humanas. Isso significa que somente um ser humano pode dar aulas ao Google Lens.
E nesse caso, os próprios farmacêuticos ajudaram a desenvolver a ferramenta, pois são, na maioria das vezes, os únicos a entenderem a prescrição médica.
E assim como podemos imaginar, a app interpretará para si os rabiscos médicos para logo em seguida apresentar a “tradução” do medicamento prescrito.
Será uma novidade extraordinária para aqueles que já usam o Lens. Pessoas que estão necessitando desse tipo de tradutor serão beneficiadas.
Porém, essa atualização deve demorar um pouco para se espalhar para o mundo inteiro. Segundo a empresa, os primeiros países que receberão essa versão do app são os que falam inglês.
A Índia é um dos países que mais fazem uso do recurso Lens, então, provavelmente será também um dos primeiros a experimentar a novidade.