Frios chega ao Brasil: aumentam as chances de acontecer a primeira geada de 2024

Se você estava ansioso pelo inverno, aprecie a nova frente fria que vai chegar nos próximos dias.

É meus amigos, o frio que parecia estar demorando para chegar, finalmente vai dar o primeiro sinal de aproximação.

Recentemente, foi notificado que a primeiríssima geada de 2024 já está muito perto de acontecer.

Uma massa de ar fria vem em direção ao país por dentro do continente, então é bom preparar os casacos, principalmente as pessoas que moram nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Mas essa frente fria não estará sozinha, ela virá acompanhada de um ciclone extratropical, que não avançará em solo brasileiro, pelo menos por enquanto, mas se alojará na Argentina.

A proximidade desse fenômeno já será suficiente para causar um resfriamento na temperatura dos brasileiros.

Quando os efeitos começam a aparecer?

Há possibilidade de geada em algumas regiões do Brasil – Imagem: Reprodução

Entre o dia 16 e 20 de abril, é certo que os brasileiros residentes da região Sul do país vão perceber a presença do friozinho, amenizando as altas temperaturas.

Com a chegada de tal frente fria, cidades localizadas nas serras e lugares mais elevados conseguirão presenciar até mesmo geada.

Além disso, são esperadas grandes quantidades de chuva para algumas localidades, que iniciam em 15 de abril, segunda-feira, e seguem até 1º de maio, quarta-feira.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ainda alertou a possível presença de granizo, rajadas de vento e trovoadas.

Previsões para os próximos dias

Dados do INMET revelaram que desde segunda-feira, 15 de abril, as regiões Norte e Nordeste teve chuvas fortes, chegando a um número superior a 80 milímetros.

Já no Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas marcam mais de 40 milímetros. O Sul ganha chuvas superiores a 80 milímetros, acompanhadas de granizo e rajadas de vento, mas, após esse período, o tempo fica estável.

Já a partir do dia 23, terça-feira, a previsão se modifica um pouco, mas o Norte e Nordeste seguirá com chuva, porém, em quantidade menor, chegando a 50 milímetros.

Para o Centro-Oeste e Sudeste, o tempo marca também a diminuição da chuva. Já no Sul, haverá maior fluxo pluvial em regiões como RS, parte sul de SC e PR.

Com informações do site Canal Rural.

você pode gostar também