Fósseis encontrados são mais antigos que os dos dinossauros

Descoberta comprova suspeitas sobre a região. Saiba mais!

Muitas pessoas têm curiosidade de saber como era viver na época dos dinossauros, ou então até mesmo gostaria de ver um pessoalmente.

Além dos dinossauros, outras espécies já foram extintas no planeta, como os mamutes. Encontrar pistas sobre esses animais é sempre uma descoberta importante. Isso porque conseguimos entender um pouco melhor como eram as coisas no passado.

E foi exatamente isso o que aconteceu recentemente na Espanha, durante a construção de uma estrada no sul do país. Porém, o que deixa essa descoberta ainda mais intrigante e emocionante é que são fósseis de espécies que vieram antes dos próprios dinossauros, ou seja, um marco para a Ciência.

A descoberta dos fósseis

A descoberta foi feita no município de Algeciras, que fica localizado no sul da Espanha. Enquanto os operários trabalhavam na construção da autoestrada N-350 Algeciras, eles encontraram fósseis de espécies animais que já estão extintas do planeta e que viveram antes mesmo que os dinossauros.

Graças às obras dessa construção, a Ciência ganhou mais um capítulo importante. Esses fósseis já estão sendo estudados e analisados por paleontólogos.

A equipe que está à frente das pesquisas é liderada por María del Carmen Lozano, que faz parte do Departamento de Ecologia e Geologia da Universidade de Málaga, e David Gestoso, arqueólogo da empresa Astarté – Estúdio de Arqueologia.

As primeiras análises apontam que os fósseis possuem aproximadamente 200 a 230 milhões de anos.

“Estamos perante um afloramento triássico único na Andaluzia, com um grau de conservação excepcional face aos que surgiram na Península Ibérica correspondentes a este período, que se situa antes da época dos grandes dinossauros”, disseram os especialistas.

Os fósseis desse período Triássico basicamente têm formação composta de moluscos. O que dá a entender que naquela região existia um mar. E descobertas marinhas anteriormente estão aí para reforçar ainda mais a afirmação. Veja uma imagem dos fósseis:

Imagem: UMA/Reprodução
você pode gostar também