Finalmente encontraram a solução para espécies em extinção? Entenda o caso das vaquitas
Uma solução mais tecnológica surgiu e pode salvar as vaquitas da extinção, assim como outras espécies.
Você já ouviu falar das vaquitas? Ao contrário do que você provavelmente está pensando, elas fazem parte de uma espécie marinha que habita as águas do Golfo da Califórnia, no México.
Esses animais têm lutado para sobreviver e estão na lista das espécies de golfinhos mais ameaçadas de extinção do mundo.
Com um total de apenas 10 animais dessa espécie no mundo, as vaquitas estão sendo vítimas sobretudo da pesca ilegal de uma espécie de peixe conhecida como totoaba, o qual tem uma aparência semelhante à das vaquitas.
Esse fator, portanto, contribui para o aumento da extinção das vaquitas.
A luta pela vida das vaquitas
Só existem cerca de 10 vaquitas no mundo – Imagem: Reprodução
Os esforços para proteger as vaquitas surgem de vários lugares, destacando-se a Comissão Baleeira Internacional (IWC), que deu destaque a essa espécie ao anunciar sua extinção.
Após a emissão desse parecer, os olhares de outras pessoas se direcionaram para as vaquitas, como os de uma organização de cientistas e também do famoso ator e ativista Leonardo DiCaprio, Re:wild.
Mas foi só quando a Colossal Biosciences se uniu a esse grupo que houve poder suficiente para fazer algo em prol da salvação dessa espécie ameaçada.
A empresa Colossal Biosciences trabalha para recuperar espécies que são consideradas extintas, e isso é possível porque especialistas em genômica e tecnologias de reprodução estão sendo utilizadas por seus funcionários, além da biologia computacional.
Essas ferramentas possibilitam o retorno de espécies que já entraram em extinção e ajudarão a trazê-las de volta. No entanto, o segredo mesmo está na tecnologia CRISPR.
A tecnologia é capaz de alterar genes dos animais, bem como seu genoma, e permitir que se tornem ainda mais fortes e resistentes dentro do habitat atual.
No entanto, fica evidente que as vaquitas não serão as únicas espécies beneficiadas por essa grande descoberta, mas vários outros animais também.
Preservar as vaquitas e outros animais não é apenas uma questão de proteger espécies preciosas, mas também de manter o equilíbrio ecológico dos ecossistemas marinhos e terrestres.
A perda das vaquitas teria um impacto terrível na biodiversidade e na saúde dos oceanos.