Morre 'Vovozona', a maior sucuri já vista no planeta

Notícia triste para os amantes da fauna brasileira: maior sucuri já datada em todo o mundo foi encontrada morta em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

O Brasil é muito forte em turismo ecológico por conta de sua flora e fauna impressionantes.

Na última semana de março, um dos animais que mais atraía visitantes de todo o mundo foi encontrado morto, uma perda não só para os entusiastas, mas também para toda a região em que a maior sucuri do mundo vivia.

Conheça ‘Vovozona’, a maior sucuri do mundo

Morre a maior sucuri do mundo, encontrada boiando em um rio brasileiro próximo de seu habitat – Imagem: Cristian Dimitrius/Reprodução

A sucuri é uma espécie de cobra que causa bastante comoção, principalmente por seu tamanho e força, sendo comuns ataques dela a vacas e até mesmo a humanos.

Essa espécie é nativa da América do Sul e é encontrada em grande quantidade no Centro-Oeste brasileiro.

Há algum tempo, uma enorme sucuri fêmea foi avistada no Pantanal. Com seus 6 metros, ela recebeu vários apelidos, entre eles: Vovozona, Rainha do Formoso e Ana Júlia.

Há pelo menos 10 anos, ela é uma atração na região para aqueles que sabem respeitar seu espaço e observam de longe.

Infelizmente, na última semana do mês de março, ela foi encontrada morta, boiando em um rio na região de Bonito (MS).

O que aconteceu com a sucuri?

Em um primeiro momento, foi noticiado que Vovozona foi morta a tiros, mas as investigações recentes não encontraram marcas de perfuração no animal.

Ainda não se sabe o que aconteceu com a serpente, e vários ativistas, especialmente o fotógrafo Cristian Dimitrius, que documentava o habitat e os costumes dessa cobra há muitos anos, estão revoltados.

Ela passará por exames de raio-X e perícia para tentar entender melhor o que aconteceu com esse majestoso animal.

A importância das sucuris para o ecossistema

Além de serem uma grande atração para o turismo, por conta de pesquisadores e amantes da natureza que desejam ter a chance de encontrar esses animais, elas também são importantes para o ecossistema.

Além de serem predadoras e controlarem o crescimento de populações de ratos e até de alguns peixes, elas também são presas.

As grandes sucuris, como Vovozona, dificilmente são predadas, mas elas ajudam a controlar o meio ambiente em que vivem até mesmo por afastarem alguns predadores de cobras menores.

você pode gostar também