Fim dos bocejos! Saiba como combater a sonolência e renovar as energias após o almoço
Aprenda estratégias infalíveis para recuperar sua energia e manter-se produtivo(a) ao longo do dia.
Você é do tipo de pessoa que precisa dar uma dormidinha logo depois do almoço? Se sim saiba que essa sensação é bastante comum e é causada por processos fisiológicos relacionados à digestão.
Sentir sono logo após o almoço é um fenômeno normal no ser humano, e não está relacionado a sua noite de sono anterior, mas sim a digestão do seu corpo. Esse fenômeno é conhecido como “sonolência pós-prandial”.
Em algumas culturas, é reservado um tempo ideal para descansar e recarregar as energias antes de voltar ao trabalho, entretanto, atualmente, infelizmente, muitas rotinas não permitem esta pausa para a famosa “sesta”.
De acordo com diversos nutricionistas existem meios para você evitar o cansaço após o almoço, como, praticar exercícios, ter uma alimentação saudável e moderada, além de se manter ativo.
Além disso, a nutricionista e responsável pelo programa de nutrição Bio Nutri, da Bio Ritmo, Fúlvia Gomes, dá mais cinco dicas para recuperar a energia após o almoço e ajudar a reduzir o cansaço e a sonolência durante o dia.
Confira 5 dicas para acabar com o cansaço após o almoço
1. Evite grandes porções de alimentos ricos em triptofano
Os alimentos ricos em triptofano possuem maior propensão a causar sonolência, por isso, devem ser evitados em quantidades abundantes no almoço. Exemplos: leite, carnes, peixes, queijos, cereais e castanhas.
2. Cuidado com as massas
Alimentos considerados doces ou ricos em carboidratos simples causam uma queda brusca nos níveis de açúcar no sangue, consequentemente levando o indivíduo a ter sonolência, por isso, é importante evitar o consumo desses alimentos durante o almoço. Exemplos: massas não integrais e pão branco.
3. Invista em um café da manhã rico em nutrientes
Não é à toa que dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, um café da manhã saudável e balanceado mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo do dia, e assim, evita a ingestão em excesso do almoço e a sensação de fadiga.
4. Beba água
Você sabia que muitas pessoas acabam confundindo fome com sede? Por essa razão, é de extrema importância beber água ao longo do dia para evitar que essa confusão aconteça. Mantenha sempre uma garrafa de água por perto e hidrate-se regularmente.
5. Movimente-se
Uma caminhada ao ar livre é uma boa pedida para espantar o sono indesejado, além de que isso ajuda o cérebro a se abastecer de oxigênio. Se você não puder sair, abre uma janela e respire fundo por alguns minutos, a prática parece ser simples, mas faz toda a diferença.