6 atitudes comuns nas pessoas com alta inteligência emocional que elas nem percebem

Você sabia que pessoas que tem uma inteligência emocional afiada acabam agindo de forma diferenciada? Confira como!

Você talvez já tenha ouvido falar que é uma pessoa  emocionalmente inteligente, né? Mas, às vezes, vem aquela dúvida sobre o motivo exato disso. Seguindo essa linha de pensamento, já notou que existem algumas coisas que você faz de forma involuntária?

Muita gente acaba achando que é de propósito, mas há momentos em que você nem se dá conta disso. E há uma explicação, sabia? Existem algumas coisas que as pessoas emocionalmente inteligentes fazem sem nem perceber, de forma completamente natural.

Vamos ver quais são essas atitudes? Assim, você também pode descobrir se é ou não um desses indivíduos. Está preparado?

1. Adaptação ao estilo de comunicação

Sabe quando você sente que muda um pouco a sua forma de ser, dependendo de quem está ao seu redor? Se você sente isso, pode ser um sinal de inteligência emocional. Pessoas com um alto nível de inteligência emocional têm a habilidade de se adaptar ao estilo de comunicação, de acordo com quem estão falando.

Você pode notar que alguém precisa de mais tempo para pensar e permite pausas mais longas para que possam organizar seus pensamentos. Ou talvez perceba que ele evita certas palavras, e faz o mesmo para deixá-lo mais à vontade. Muitas vezes, você nem se dá conta de que faz isso, mas seus atos são bem louváveis.

2. Atenção aos sinais não verbais

Captar sinais não verbais é uma parte crucial da inteligência emocional. Isso envolve a leitura da linguagem corporal e postura, como quando alguém fica encurvado e com as mãos nos bolsos. Também inclui a observação das expressões faciais e, é claro, dos gestos físicos.

Por isso, mesmo que não pareça, quando você nota o desconforto de uma pessoa, por exemplo, está colocando sua inteligência emocional em jogo. Assim, você consegue deixar aqueles que estão ao seu redor mais tranquilos e seguros para conversar.

3. Empatia e compaixão

Até mesmo pessoas emocionalmente inteligentes passam por isso de tempos em tempos. No entanto, elas têm a habilidade de se reconduzir em direção à gentileza. Cada um tem uma experiência única e nunca conhecemos totalmente tudo o que está acontecendo na vida de alguém.

Quando você abraça a empatia, abre a mente para a curiosidade e busca compreender mais profundamente o que o outro está vivenciando de verdade. Sendo assim, fica muito mais fácil dar aquela atenção para quem precisa.

4. Perspectivas positivas

Obviamente, ser positivo faz muito mais sentido do que ser negativo. Porém, muitas vezes isso é abandonado e fica mais fácil cair em um mar de negatividade, o que é normal para o ser humano. A natureza obriga o ser humano a se concentrar no negativo para poder estar atento a perigos e ameaças.

No entanto, se você foca totalmente nisso e leva tudo ao excesso, vai acabar se sentindo péssimo. Pessoas com alta inteligência emocional aprendem a focar nas soluções em vez dos problemas, o que muitas vezes pode ser de grande ajuda.

5. Entende feedbacks e aprende com eles

Outra coisa que todas as pessoas emocionalmente inteligentes fazem naturalmente é buscar feedback. A maioria pode pensar que faz isso, mas, na realidade, busca mais elogios do que uma resposta sincera. É sempre bom ouvir palavras de encorajamento, admiração ou elogios, mas é no feedback negativo que realmente ocorre o crescimento.

Pessoas emocionalmente inteligentes estão comprometidas em melhorar e, por isso, sentem a necessidade de buscar feedback, independentemente do que seja. Elas estão sempre prontas e aptas para crescer, corrigir seus erros e evoluir.

6. Praticar a escuta ativa

Quando alguém está falando, com que frequência você realmente ouve a pessoa? Não planejar o que vai dizer em seguida ou não se distrair com coisas ao redor, mas sim se envolver completamente no que estão dizendo, prestando toda a sua atenção.

Isso é algo que aqueles com a inteligência emocional aflorada fazem naturalmente, e todos os seus relacionamentos se beneficiam disso. As pessoas sempre percebem quando você não está verdadeiramente presente na conversa. Ser emocionalmente inteligente nos leva a abordar as conversas com um genuíno desejo de ouvi-la até o fim.

você pode gostar também