Fim do Wi-Fi? Li-Fi é um sistema que utiliza lâmpadas para acesso à internet
Você já ouviu falar no Li-Fi? Essa nova tecnologia traz uma forma inusitada e interessante de transmitir o sinal do Wi-Fi para a residência: por meio de lâmpadas!
A internet, essencial para as transações digitais, está presente em quase todos os lares, escritórios e cafeterias. Ela definitivamente tornou-se parte indispensável do nosso dia a dia, pois nos mantém conectados para trabalhar, aprender, nos entreter e muito mais.
Nesse contexto, o Wi-Fi tem sido o método principal para acessar a internet, nosso fiel companheiro sem fio. No entanto, com o rápido avanço tecnológico, até mesmo o Wi-Fi, por mais incrível que seja, poderá ceder lugar a uma tecnologia ainda mais avançada — o Li-Fi.
Foto: UOL/Reprodução
Afinal, o que é Li-Fi?
A fidelidade à luz (Li-Fi) desponta como a nova e empolgante estrela da tecnologia. Imagine só: em vez de depender das tradicionais e, por vezes, instáveis, ondas de rádio para a transmissão de dados sem fio, o Li-Fi utiliza a luz emitida por lâmpadas LED para essa tarefa. Incrível, não é mesmo?
Funciona assim: as lâmpadas LED piscam em uma frequência extremamente alta (superior a 60 Hz), imperceptível ao olho humano, transmitindo as informações. Os receptores do outro lado captam os fótons dessa luz intermitente e os convertem novamente em dados.
Essa tecnologia não apenas tem um fator legal, mas os sinais de Li-Fi também podem ser impressionantes cem vezes mais rápidos do que os sinais de Wi-Fi!
Sendo assim, qualquer lugar com uma fonte de luz pode se tornar um centro de Li-Fi. Afinal, sua maior disponibilidade e custo reduzido tornam-no uma opção atraente.
Grandes empresas, como a Philips, já estão explorando a tecnologia Li-Fi, enquanto outras estão propondo aplicações inovadoras com o uso do Li-Fi para aprimorar o transporte, transmitindo dados por meio de postes de luz, luzes de freio e faróis de veículos.
No entanto, antes de se entusiasmar demais, existem alguns desafios no caminho do Li-Fi. Por um lado, nenhum dispositivo atual é compatível com essa tecnologia, o que tornaria a mudança do Wi-Fi para o Li-Fi uma transição significativa.
Além disso, não podemos nos esquecer de que a implantação de uma infraestrutura de Li-Fi requer um investimento considerável.