Fim da 'taxa de instalação'? Unity anuncia mudança em política de cobranças
Unity Technologies anunciou recentemente a revisão de suas políticas de cobrança após provocar indignação da comunidade gamer.
A Unity Technologies, uma das principais empresas de desenvolvimento de jogos, anunciou no último domingo (17) que está revisando suas políticas de cobrança em meio a uma onda de controvérsias e críticas da comunidade de desenvolvedores.
A decisão de revisão surge poucos dias após a empresa provocar revolta entre os desenvolvedores com sua proposta inicial de uma “taxa de instalação”.
Embora os detalhes exatos das novas políticas ainda não tenham sido oficialmente divulgados, a Bloomberg relata que a Unity está se preparando para implementar uma nova abordagem, envolvendo uma cobrança fixa de 4% sobre os ganhos dos desenvolvedores.
Entenda a nova abordagem da Unity
Foto: Reprodução
De acordo com informações da Bloomberg, a nova taxa será aplicada apenas aos clientes cujos jogos desenvolvidos com o motor Unity ultrapassem a marca de 1 milhão de dólares em receitas.
Isso representa uma mudança significativa em relação à proposta anterior da Unity, que envolvia uma taxa retroativa baseada no número de instalações de jogos.
A participação nos lucros não terá mais caráter retroativo, afetando apenas os produtos a partir do momento em que as novas políticas entrarem em vigor.
O problema da cobrança retroativa
Uma das principais controvérsias em torno das políticas iniciais da Unity era a intenção de cobrar retroativamente com base nas instalações de jogos.
Isso gerou preocupações entre os desenvolvedores, que questionaram como a Unity registraria com precisão essas instalações e como evitaria a manipulação dos números em detrimento dos criadores de jogos.
A falta de clareza sobre como a Unity distinguiria as instalações de jogos comprados daquelas de títulos distribuídos em bundles ou por atos de caridade também gerou inquietações.
Transparência e reconhecimento dos erros
Marc Whitten, um dos executivos da Unity, explicou que a empresa está em processo de revisão das políticas e que ainda aguardará alguns dias antes de anunciar formalmente os novos planos.
A Unity está atualmente apresentando essas mudanças aos parceiros e desenvolvedores em busca de feedback, trabalhando para alinhar suas mensagens e evitar mal-entendidos.
Em uma reunião realizada recentemente, a liderança da Unity admitiu que o anúncio anterior foi um desastre de comunicação, prejudicando a confiança de vários parceiros e desenvolvedores.
Eles enfatizaram que a empresa está passando por uma transformação significativa em seu modelo de negócios e está comprometida em demonstrar, por meio de ações concretas, seu compromisso em atender às preocupações dos desenvolvedores e parceiros.
Um setor em constante evolução
Essa revisão nas políticas de cobrança da Unity ocorre em um momento em que a indústria de desenvolvimento de jogos está passando por mudanças significativas.
A competição está mais acirrada do que nunca, com um foco crescente em jogos móveis, jogos de plataforma cruzada e modelos de negócios em constante evolução. A Unity, um dos principais players deste setor, busca encontrar um equilíbrio entre seu crescimento e a satisfação de seus desenvolvedores.
A revisão das políticas de cobrança da Unity representa uma resposta direta às críticas e preocupações dos desenvolvedores.
A mudança para uma taxa fixa de 4% sobre os ganhos dos desenvolvedores, com um limite de US$ 1 milhão em receitas, reflete uma tentativa da empresa de abordar as preocupações relacionadas à cobrança retroativa e à falta de transparência.
A Unity está agora focada em reconstruir a confiança dos desenvolvedores e parceiros, enquanto enfrenta as demandas e desafios em constante evolução da indústria de desenvolvimento de jogos.