Saiba mais sobre estes 3 filmes de terror que já foram indicados ao Óscar
Gênero de terror nunca foi um foco de apreciação em eventos como o Óscar, mas é inegável o sucesso de alguns filmes nesse estilo de produção.
Terror é possivelmente o gênero mais fácil de começar a ser produzido e, realmente, é necessária apenas uma ideia, um script, uma câmera e alguns atores dispostos e disponíveis a ajudá-lo a fazer o filme. Isso indica que o gênero só pode ser verdadeiramente apreciado por quem o ama profundamente.
Como a Slash Film não homenageia filmes dessa categoria, assim como gêneros como ficção científica, obviamente é muito raro que um filme de terror seja indicado ao Óscar em uma categoria que não fosse visual, com base em efeitos.
O Óscar não é um termômetro do que faz um filme bom ou ruim, mas é um bom panorama de quais filmes são encarados com seriedade por aqueles que são referencial na indústria. Penando nisso, a seguir estão nomeados três filmes de terror que tiveram indicação para a categoria de Melhor Filme do Óscar. Saiba quais são eles!
Produções de terror que já foram indicadas ao Óscar
1) “O Exorcista”
Este se tornou o primeiro filme de terror a ser indicado ao Óscar de Melhor Filme. O filme estreou no ano de 1973 e se tornou um clássico do gênero, pois ficou famoso pelas reações que causou nos espectadores da época por ser um dos filmes mais assustadores já feitos.
O longa foi mencionado no Óscar da 46ª cerimônia anual, mas perdeu para “The Sting”. Porém, ele ainda ganhou o Óscar de Melhor Roteiro e Melhor Timbre.
2) “O Silêncio dos Inocentes”
O terror psicológico “O Silêncio dos Inocentes” fez história ao se tornar o primeiro e único filme de terror a receber o Óscar de Melhor Filme. Baseado no livro de mesmo nome, o filme é estrelado por Anthony Hopkins e Jodie Foster, que atuam, respectivamente, como Hannibal Lecter, um famoso psiquiatra que virou assassino em série canibal, e como Clarice Starling, detetive do FBI que trabalha para pegar outro serial killer à solta, chamado Buffalo.
“O Silêncio dos Inocentes” ganhou todos os cinco principais Óscares de forma impressionante na 64ª edição do evento: Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme. Certamente, esse longa fez história ao ser o terceiro filme a conseguir o feito.
3) “Corra”
Na classificação de Melhor Filme de terror, a última indicação ao Óscar ocorreu no ano de 2018, com o lançamento de “Corra”, que é dirigido por Jordan Peele. O filme é um terror psicológico que narra a vida de um homem negro que descobre segredos medonhos sobre a família de sua namorada, que é branca.
Como a maioria dos trabalhos de Peele, o filme aborda questões raciais em uma reviravolta original e amedrontadora. O filme teve indicação para Melhor Filme na 90ª edição do Óscar, além de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator para o ator Daniel Kaluuya.