2023 VEM AÍ: Veja as datas dos 12 feriados, sendo 9 prolongados
Confira o calendário dos tão aguardados feriados do ano de 2023 e, mais do que isso, saiba quantos deles são prolongados.
No ano de 2022, acabamos não contando com uma grande quantidade de feriados prolongados. Contudo, para 2023, o cenário se mostra perfeito para aqueles que gostam de viajar ou ter um descanso mais extenso.
A maior parte das datas comemorativas do próximo ano vão cair em uma quinta-feira (4 feriados), em seguida, temos a sexta-feira (3 feriados) e segunda-feira (2 feriados). Além disso, ainda nos resta um feriado na terça e outro na quarta-feira.
Além disso, o calendário do ano de 2023 também contará com pontos facultativos. Caso você não saiba, os pontos facultativos são aqueles feriados que não são de cunho oficial.
Portanto, cada órgão ou empresa é que decide se irá facultá-los, de fato, ou se não. Alguns exemplos de pontos que não são tidos como oficiais nacionalmente, mas sim facultativos, estando expostos às decisões dos órgãos e empresas de cada região do país são a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval, além da Véspera de Natal e da Véspera de Ano Novo.
Confira logo abaixo a tabela de datas comemorativas do ano de 2023 que são tidas como oficiais nacionalmente.
Além disso, é importante que sejam observadas com atenção as datas que acabam se mostrando prolongadas:
Desde a Antiguidade, as datas tidas como feriados tinham o intuito fundamental de demarcar a passagem do tempo, ou então celebrar algum acontecimento que possuísse grande significância.
Por exemplo, para os romanos, podemos observar que inúmeros feriados tinham forte ligação com a adoração às suas divindades, que eram o fundamento da religiosidade romana em seus tempos de glória.
Contudo, além de serem, para muitas civilizações da Antiguidade, um momento necessário para a adoração de seus deuses ou para a homenagem a seus entes de suma importância, tais feriados também já tiveram, em muitos momentos, o intuito de afastar as pessoas do mundo cotidiano.
Assim, os feriados já tinham como objetivo, em algumas civilizações, um certo grau de afastamento das pessoas para com o mundo e sua típica agitação. Para eles, esse momento era fundamental.
Mesmo sem nenhum conhecimento profundo sobre a natureza do funcionamento do cérebro, os antigos notavam a importância da preservação de um certo distanciamento da agitação excessiva.