Fama sem retorno: Criador e diretor de 'Round 6' afirma ter recebido apenas o suficiente para comida

O criador, diretor e roteirista da série afirmou em entrevista que os valores foram apenas o suficiente para colocar comida na mesa. Confira!

Um dos mercados mais rentáveis da atualidade é o cinematográfico, com lucros imensos e movimento de bilhões em capital por ano.  Essa indústria tem crescimento constante e se adapta facilmente às exigências do mundo, acompanhando o avanço tecnológico, como, por exemplo, a criação de serviços de streamings.

Embora os ganhos sejam absurdamente grandes, nem sempre os lucros são distribuídos diretamente aos criadores, diretores e artistas envolvidos nos filmes.

Em vez disso, as produtoras e as plataformas de distribuição tendem a ser as principais beneficiadas, devido aos acordos contratuais e à estrutura da indústria. Isso mostra ser uma realidade quando nos deparamos com algumas histórias, como o recente pronunciamento do criador de “Round 6“.

Criador da série ‘Round 6’ afirma ter recebido apenas o ‘dinheiro para comida’

Foto: Netflix/Reprodução

A produção sul-coreana da Netflix, “Round 6”, ainda faz um grande sucesso internacionalmente e se mantém firme entre o público desde 2019, ano de seu lançamento.

A série se passa em uma espécie de competição, na qual os participantes, falidos, lutam por suas vidas em um jogo macabro para se tornarem campeões, recebendo um prêmio em dinheiro. Uma segunda temporada já foi confirmada e aguarda a data de estreia, que possivelmente ficará para o próximo ano.

Mesmo com o sucesso, o criador, diretor e roteirista da série, Hwang Dong-hyuk, afirma, de acordo com o Los Angeles Times, que não teria recebido nenhuma quantia vinda dos chamados pagamentos residuais, que basicamente são uma compensação dada à produção no caso de um grande sucesso.

De acordo com Hwang, o rendimento foi “o suficiente para colocar comida na mesa”.

Motivo do baixo retorno

Embora a Netflix seja uma das maiores investidoras do cinema sul-coreano, a empresa afirma que a responsabilidade pelos pagamentos e tratamentos com os empregados do país está nas mãos dos parceiros terceirizados locais.

“Pagamos taxas justas e altamente competitivas para nossos criadores de conteúdo coreano e estabelecemos padrões claros para nossos parceiros de produção,” afirma a plataforma.  

Além disso, a plataforma afirma que os pagamentos estão de acordo com a lei coreana, e às vezes até acima da lei. E mesmo que não tenha mencionado o caso de Hwang, o possível motivo para a falta de retorno ao o diretor é o contrato que retira as propriedades intelectuais de Hwang sobre a série, assinado pelo próprio criador.

você pode gostar também