Experiência única: onde ficam as praias de nudismo no Brasil?
Desde 1988, a prática de naturismo ocorre em praias do Brasil. Somente oito, no entanto, são devidamente cadastradas para isso.
Os adeptos ao nudismo possuem oito opções de praias no Brasil que são conhecidas pela liberação da prática.
Estamos falando de locais oficialmente reconhecidos pelos municípios onde estão localizados e, também, pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN).
Se você é daqueles curiosos que gostam de experimentar novas vivências, o nudismo é uma boa forma de estabelecer um contato diferente com a natureza.
A prática começou no Brasil oficialmente em 1988. O primeiro local foi a Praia do Pinho, em Santa Catarina.
Desde então, a comunidade de naturistas aumentou e os locais autorizados também. Para se ter ideia, algumas praias são bem movimentadas e contam até com campeonatos esportivos, como surfe nudista.
Para te ajudar a definir o roteiro de viagem, vamos mostrar abaixo quais são as oito praias oficialmente reconhecidas, no país, como pontos de nudismo. Acompanhe!
Praias de nudismo no Brasil
Praia de Tambaba, no Rio Grande do Norte, uma das praias de nudismo mais famosas do Brasil – Foto: Reprodução
1. Praia do Pinho (SC), Balneário Camboriú
Como já mencionado, essa foi a primeira praia reconhecida no país como um local de nudismo. Ela é cercada por vegetação e morros, e possui apenas 500 metros de extensão.
O mar, no local, é forte, com ondas que atraem o interesse de surfistas. A Praia do Pinho possui uma boa estrutura de atendimento, até mesmo com pousada e opções de camping.
2. Praia do Abricó (RJ), Rio de Janeiro
Essa praia fica perto da Reserva de Grumari, após a Prainha. O trajeto até lá passa pela estrada de acesso da Prainha, depois de passar pelo Recreio dos Bandeirantes.
Ao chegar no final da descida de Grumari, você verá placas que indicam para a entrada de Abricó.
3. Praia de Tambaba (PB), Conde
A famosa praia de Tambaba, no Rio Grande do Norte, é uma das mais bonitas da lista. Ela é cercada por falésias que chegam a 20 metros de altura, e como costuma ser no nordeste, ela tem mar calmo e água com temperatura agradável.
A praia possui três subdivisões, conforme a posição dos paredões rochosos. Ela está dentro de uma área de proteção ambiental (APA) e, por isso, é uma das mais limpas da Paraíba.
4. Praia de Massarandupió (BA), Entre Rios
Assim como a “colega” Tambaba, a praia de Massarandupió também tem mar com água de temperatura agradável. Ela fica próxima à Praia do Forte e é acessada por uma estrada e terra de cerca de 7 km.
A praia chama a atenção pelo visual. Ela tem coqueiros por toda a extensão de areia e possui pequenos riachos de água doce nas imediações.
5. Praia de Pedras Altas (SC), Palhoça
Outra opção de praia de nudismo em Santa Catarina é a praia de Pedras Altas. No local, o mar é calmo e ideal para banho e prática de esportes variados. O acesso é por meio da BR-101. Ela fica a 30 km ao sul da capital Florianópolis.
6. Praia Olho de Boi (RJ), Búzios
Essa praia em Búzios chama a atenção pela privacidade. Ela não possui infraestrutura à beira-mar e é muito pequena, com apenas 50 metros de extensão. Fora isso, o acesso é por meio de uma trilha íngreme de 600 metros.
7. Praia da Galheta (SC), Florianópolis
A Praia da Galheta é, naturalmente, isolada. Ela fica cercada por pedras grandes e lisas, que contribuem para a privacidade do local.
O mar de águas cristalinas também é dos destaques. O acesso é feito por uma trilha de 400 metros a pé. A praia fica ao lado da Praia Mole, que é super popular em Santa Catarina.
8. Praia de Barra Seca (ES), Linhares
A Praia de Barra Seca tem 200 metros separados para a prática de nudismo. O acesso é feito por ônibus ou barco.
Ela tem uma estrutura local para atender os turistas, com cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e área para camping.
Caso você queira se hospedar em algum lugar próximo, existem também as opções de pousadas que ficam nas imediações. As ondas, no local, são fortes e a areia é grossa.