Exército ucraniano usa tecnologia de videogame como ferramenta de guerra

Parece coisa de filme, mas não é: Exército ucraniano tem usado o Steam Deck, uma tecnologia de videogames, em seus combates.

A guerra entre a Ucrânia entre e a Rússia chama a atenção do mundo desde o seu início no começo de 2022. Já foram várias tragédias registradas devido aos confrontos entre os países. Um dos destaques dessa guerra é o forte armamento entre as potências que estão em combate. 

Além de fortes armamentos, o exército ucraniano tem utilizado tecnologia de videogames para seus soldados. O PC portátil do Steam Deck tem sido uma ferramenta de controle remoto das torres de metralhadoras que estão posicionadas na linha de frente. 

Um vídeo da TRO Media revelou a atividade dos soldados ucranianos com a torre “Shablya”, a qual tem sido operada remotamente por um Steam Deck. 

Soldados ucranianos utilizando o Steam Deck

O PC Gamer falou com um pesquisador da Bellingcat, Aric Toler, que colaborou ao identificar um vazamento de documentos militares classificados no Discord. O pesquisador explicou o motivo de o Steam Deck ser o game indicado para uso militar.

“O Steam Deck é perfeito quando você pensa sobre isso”, disse Toler. “Sistema operacional totalmente nativo, controles ótimos, tela sensível ao toque etc.”, disse Toler.

“Faz todo o sentido usar o Steam Deck, se assumirmos que o software é compatível com Linux (a menos que eles tenham passado pelo terrível processo de inicialização dupla do Windows em um Steam Deck).

O modelo básico, que sai por US$ 399, é potencialmente muito mais barato do que os módulos de controle sob medida ‘insanamente caros'”, conclui o pesquisador.

O Steam Deck é um console portátil de jogos desenvolvido pela Valve, a mesma empresa por trás da plataforma de jogos Steam.

O dispositivo possui uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, botões físicos, trackpads e joysticks, além de um processador AMD Zen 2 personalizado, 16 GB de RAM e armazenamento SSD.

E aí, o que você achou dessa notícia? Conte para a gente nos comentários!

você pode gostar também