Estratégia do 10-10-10 pode te ajudar a tomar decisões mais inteligentes; entenda

Teoria auxilia na tomada de decisões que podem mudar sua vida.

No mundo acelerado e complexo em que vivemos, tomar decisões é uma habilidade crucial para o sucesso pessoal e profissional. Muitas vezes, nós nos deparamos com dilemas que exigem um equilíbrio cuidadoso entre nossas emoções e a lógica.

É aí que a regra do 10-10-10 surge como uma ferramenta valiosa para auxiliar na tomada de decisões mais conscientes e eficazes.

A regra do 10-10-10 foi criada pela jornalista Suzy Welch, autora e especialista em liderança, e propõe uma abordagem simples, mas poderosa, para avaliar as consequências de nossas escolhas.

Como o 10-10-10 pode ajudar em tomadas de decisão?

decisão
Imagem: InimalGraphic/Shutterstock

Para o colunista da Inc Jeff Haden, a teoria do 10-10-10 é uma solução para aqueles que buscam um norte para decidirem algo, principalmente para quem que não se encontra em um estado emocional em ordem e precisa de motivação para fazer boas escolhas.

Tomar decisões são essenciais para nossas vidas, seja em relacionamentos, seja na profissão, seja na área familiar. Pensando na importância que as decisões têm sobre nossa vida, a jornalista estabeleceu três perguntas para refletir antes de se decidir sobre algo, são elas:

  • Como essa decisão vai me afetar daqui a 10 minutos?
  • Como essa decisão vai me afetar daqui a 10 meses?
  • Como essa decisão vai me afetar daqui a 10 anos?

De acordo com o colunista Jeff Haden, estudos indicam que pessoas que pensam em seu futuro tendem a ser mais econômicas financeiramente, ter mais ética profissional e praticar atividades físicas regularmente.

“Quando as pessoas estão mais conectadas com elas mesmas no futuro, desenvolvem uma habilidade de reconhecer as consequências que as decisões do presente terão no futuro”, afirmam pesquisadores de um estudo publicado no Sage Journals que comprova a relação da conexão presente e futuro na felicidade e bem-estar das pessoas.

A teoria 10-10-10 pode ser aplicada, também, em momentos mais simples como decidir sobre comer frutas, decidir sobre se exercitar ou decidir sobre acordar mais cedo para ter um dia mais produtivo.

Se você se perguntar como essas pequenas decisões podem afetar sua vida dentro de 10 minutos, depois dentro de 10 meses, em seguida de 10 anos, pode chegar a uma conclusão mais motivadora que pode influenciar sua vida para melhor.

você pode gostar também