ESTE tipo de sono pode prejudicar sua saúde, pois causa diabetes e problemas cardíacos
Uma pesquisa revelou qual tipo de sono pode causar diabetes do tipo 2 e problemas cardiovasculares. Entenda.
Segundo uma pesquisa realizada e publicada no site Spring, pessoas que possuem hábitos de atividade tardia, como, por exemplo, dormir até mais tarde, estão mais propensas a desenvolverem problemas sérios de saúde. A relação é ligada diretamente ao funcionamento do metabolismo quando o assunto é sono, revelando que as pessoas que acordam cedo possuem melhor desempenho.
É relatado que o cronotipo de uma pessoa tem impacto direto na síndrome metabólica que possui, ou seja, em determinadas condições, a pessoa que tem hábitos tardios está mais vulnerável para desenvolver diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares. E o porquê? Explicamos abaixo.
Entenda os tipos de cronotipo e seus efeitos no metabolismo
O cronotipo é diretamente ligado a forma como o corpo de uma determinada pessoa reage, ligado aos ritmos cardíacos, possui a função de dormir ou permanecer alerta durante o sono, mantendo um estado vigilante por 24h ao dia. Contudo, há dois tipos de cronotipos os precoces e os tardios.
Para o fácil entendimento, os cronotipos precoces são aqueles que preferem o despertar cedo, que são ativos pela manhã. Já os cronotipos tardios, possuem um despertar mais ao longo do dia, quem tem preferência por hábitos noturnos e que eventualmente dormem até mais tarde.
O estudo trabalha com a ideia de que o metabolismo e o consumo pré-definido de energia estão ligados diretamente ao sono-vigília, que, por sua vez, é responsável pelo controle energético enquanto dormimos. O consumo de energia, pela absorção de gordura, tem total impacto sobre a nossa saúde e a forma como nos alimentamos.
Por que o sono influência na vulnerabilidade de doenças?
Usando a gordura corporal como fonte de energia, a maior eficiência metabólica ao queimar gordura favorece o individuo, que tende a possuir menor probabilidade de desenvolver doenças relacionadas com a massa gorda. Nesse caso, o cronotipo precoce está com total vantagem.
Pois, ao despertar mais cedo, realizar suas atividade e possuir um sono de maior qualidade, queimamos mais calorias, dessa forma, diminuímos a quantidade de gordura no organismo. Já o cronotipo tardio, que leva o indivíduo a dormir mais tarde e consequentemente até mais tarde, consome menos energia.
Na verdade, quanto mais tarde for a realização dos seus hábitos, menos calorias se perde, o que tende ao aumento de gordura, que, por diversas questões, são variáveis importantes para o desenvolvimento de problemas cardíacos e diabetes do tipo 2.
A pesquisa foi realizada com dois grupos diferentes, cada um para um cronotipo específico. Foi relatado que aqueles que possuíam o cronotipo tardio, mesmo realizando as mesmas atividades que o cronotipo precoce, ainda assim gastavam menos energia ao dia, o que aumenta a quantidade de gordura não gasta.