Você pode estar sendo espionado pelo seu celular e não sabe; veja como evitar
Cuidado em relação a smartphones nunca é demais, principalmente na hora de evitar que espionem o seu aparelho.
Embora a tecnologia tenha evoluído e agora possamos trabalhar com notebooks, carregá-los para todos os lados, ou até mesmo ter um celular com uma incrível potência, é preciso tomar cuidado com criminosos astutos que estão sempre procurando brechas para poder invadir o nosso sistema.
Alguns desses criminosos aproveitam até mesmo para realizar espionagem por meio do nosso smartphone. Isso mesmo! Por essa e outras razões, é necessário redobrar o cuidado ao clicarmos em links e ao baixarmos aplicativos.
Diante disso, trouxemos algumas dicas essenciais que poderão ajudá-lo(a) a proteger o seu celular de ataques cibernéticos e impedir que seja pego(a) de surpresa ao descobrir que há alguém espionando-o(a).
Na maioria das vezes, as espionagens acontecem após baixar um software espião, que invade todos os demais aplicativos do seu dispositivo.
Então, se quiser descobrir como evitar que ações assim aconteçam com você, e se ainda quiser saber como descobrir se seu celular está sendo acessado ou não, continue a leitura.
Como sei que alguém está espionando pelo meu celular?
É muito comum que a espionagem aconteça por meio de downloads de aplicativos em lugares inadequados, isto é, em sites que não sejam oficializados pelo sistema operacional do seu dispositivo.
Muitas vezes, esses aplicativos possuem em sua composição spywares, que se referem a programas de espionagem. Eles atuam de forma sorrateira e são instalados quando menos se espera.
Assim que entram em contato com seus dados, os criminosos podem ter acesso a uma enorme quantidade de informação, por exemplo, contas, senhas e muito mais. Além de exibir a sua localização.
Mas, afinal, quando eu sei que alguém está infiltrado em meu celular? Há alguns pontos básicos que contribuem para a identificação, são eles:
- comportamentos estranhos: reiniciar sem apertar o botão, entrar em aplicativos que você não solicitou e abrir a câmera sem nenhuma razão;
- calor: normalmente, a bateria do celular começa a esquentar muito devido ao acesso dos criminosos. Por isso, se seu celular esquentar de forma inesperada, sendo que você não utilizou o smartphone, é bom se atentar;
- bateria: é possível que seu dispositivo se descarregue rapidamente em razão do grande uso dele feito pela espionagem.
O que acontece quando invadem meu celular?
Quando a invasão é concluída com sucesso, o criminoso pode ter acesso a várias áreas do seu celular, como câmera, microfone, chamadas de ligação, bloquear seu celular a distância, ter acesso a contas do banco e copiar fotos disponíveis em sua galeria.
Como evitar que isso aconteça?
Há alguns exemplos básicos a respeito do que não deve ser feito em seu smartphone a fim de prevenir algo do tipo. Alguns deles são:
- evite entrar em links que pareçam muito suspeitos;
- não descuide de seu celular, fique atento(a) e observe todos que podem pegá-lo;
- por fim, evite ao máximo baixar apps e outros programas que não estejam na loja oficial de aplicativos do seu aparelho.