Saiba quais os riscos de baixar games fora da Play Store

Confira a seguir quais são os riscos e como identificar se a plataforma é confiável

Uptodown nada mais é do que um site que possibilita aos usuários do sistema operacional Android fazerem downloads por fora da Google Play Store. Sites como esse, fornecem acesso aos games como Fortnite, Stumble Guys, Free Fire Battlegrounds e muitos outros. No entanto, há muitos usuários que ficam em dúvida sobre a segurança destes métodos.

Leia mais: Saldão de jogos de PS4 e PS5 na PS Store, até 85% de desconto

As dúvidas surgem com razão, afinal, este recurso não passa pelas formalidades de segurança da loja do Google, sendo assim, ao conceder a permissão para ter acesso aos recursos do dispositivo, há uma chance das coisas não saírem como o esperado.

Quais os riscos?

Embora o site possa oferecer diversas garantias sobre sua segurança, é essencial ficar atento às etapas, principalmente, quando não há nenhum suporte do Google Play Store, segundo Santiago Pontiroli, especialista de segurança da Kaspersky.

Ele ainda frisa que as consequências desses downloads irão variar de acordo com as permissões solicitadas no momento da instalação, pois, dependendo do que for disponibilizado, brechas de segurança poderão ser abertas.

Muitos trojans brasileiros buscam roubar informações financeiras, credenciais de acesso, dupla autenticação para bancos ou sites de compra e venda de criptomoedas“, disse o especialista.

Santiago também alerta que as permissões fornecidas a mods, não concedem nenhuma garantia que irão apenas modificar seu game. “É por isso que é complicado dar acesso a um app que não sabemos da origem ou intenções. A maneira mais efetiva de evitar golpes deste tipo é não instalar aplicativos suspeitos“, concluiu.

Como saber se é confiável

Embora haja riscos, existem alguns APKs que podem ser fornecidos fora da Play Store e, ao mesmo tempo, serem confiáveis, como é o caso de Fortnite, da Epic Games.

Neste caso, as chances de realizar a instalação de aplicativos maldosos é baixo, no entanto, o consumidor tem o nome de uma grande empresa como sua garantia.

você pode gostar também