Wolverine tem sido considerado um vilão, não um herói, dos X-Men

A relação entre Wolverine e Dentes de Sabre tem uma das dinâmicas mais interessantes da história dos X-Men. Saiba mais sobre essa questão.

A relação entre Wolverine e Dentes de Sabre é uma das rivalidades mais conhecidas por todos dentro da Marvel Comics. Ambos têm uma das dinâmicas mais interessantes da história dos X-Men. Isso porque, de aliados a inimigos, Logan e Creed raramente se viram em seus melhores momentos, mas sempre estiveram lá para ver o pior um do outro.

Contudo, nesse contexto, Dentes de Sabre conhece o seu velho amigo Logan um pouco melhor do que Wolverine conhece a si mesmo. Muitas vezes sendo referência como o melhor no que faz, Wolverine é bem conhecido por ter os seus impulsos mais sombrios e violentos quando se trata de enfrentar inimigos.

Para muitos fãs, assim como para ele próprio, Dentes de Sabre é frequentemente visto como a manifestação física desses mesmos impulsos, e Victor concorda. Em uma antiga análise feita, Creed acredita que Wolverine é tão ruim quanto ele, mas infelizmente para Logan o seu vínculo com várias organizações da X-Force não fizeram muito para tentar provar que Dentes de Sabre estava errado.

No momento em que Ciclope torna Wolverine o encarregado de liderar uma unidade da X-Force de rastreadores e assassinos nas páginas da série, momento em que recebe o título de equipe de Craig Kyle, Logan não perde tempo, banhando suas garras de sangue contra os inimigos dos mutantes sem hesitar e sem nenhum tipo de remorso.

Mesmo quando Ciclope dá ordens para que a equipe seja encerrada depois dos eventos que aconteceram em “Second Coming”, Wolverine secretamente reformula o projeto em “Ucanny X-Force”. Logan então leva as coisas ainda mais longe depois disso, enfrentando de igual para igual com uma nova Irmandade de Mutantes do Mal liderada em conjunto com seu filho, Daken, e o próprio Dentes de Sabre.

O confronto final entre as equipes, na edição #34 escrita por Remender e Phil Noto, termina com Daken morto nas mãos de seu pai, Logan, assim como Victor havia planejado, e as consequências das ações da X-Force ainda custam para Wolverine seu lugar entre os vingadores, que acreditam que ele não seja mais que um assassino covarde.

Antes de a verdade sobre a X-Force vir à tona, as manipulações de Dentes de Sabre provam de forma direta a sua afirmação sobre a alma perdida de Logan quando ele consegue colocar o pai contra o filho.

Nisso, Wolverine mata Daken não somente porque Dentes de Sabre conseguiu colocar as “peças no lugar”, mas porque ele não consegue encontrar uma melhor maneira de isso terminar.

Se Wolverine pudesse resistir ao seu animal interior, o seu filho teria sobrevivido e Logan conquistaria a vitória moral final sobre o inimigo. Apesar das tentativas de Wolverine de lutar ao lado dos anjos, seus métodos mais brutais colocaram mais de uma vez a sua moral, aparentemente nobre, em uma posição bem ruim e precária.

Por conta das ações do esquadrão X-Force de Wolverine, ao lado de Deadpool e Psylocke, houve o surgimento dos Gêmeos do Apocalipse, que quase condenaram a Terra. Agora que Logan está, mais uma vez, trabalhando em nome da X-Force como parte da organização de operações sancionada por Krakoa, ele novamente está começando a se inclinar para o seu lado sombrio, alimentando os seus demônios internos e tomando ações muito semelhantes às de antigamente.

Wolverine e Dentes de Sabre são inimigos de uma vida toda, sendo opostos semelhantes, mas que também têm muito em comum. Por mais que Logan diga que está seguindo um caminho mais nobre, as suas ações violentas ao lado da X-Force não conseguem provar que ele se diferencia de nomes como o de Victor Creed.

você pode gostar também