Entenda o porque você deve tomar cuidado na hora de comprar presentes

Recentemente, o Dia dos Namorados foi comemorado. Assim como outras datas comemorativas, houve muitos golpes cibernéticos

Recentemente, o Dia dos Namorados foi comemorado e muitos casais estavam a busca do presente perfeito para dar para os seus parceiros. Diante disso, nada parece mais conveniente e rápido do que comprar pela internet, não é mesmo?

Leia mais: Iphone com a tela preta? Siga essas dicas

Porém, ao ser uma atitude previsível, muitos cibercriminosos decidiram realizar vários golpes na internet, a fim de enganar uma grande quantidade de usuários descuidados. A atenção para esse ponto foi abordada pela Check Point Software Technologies.

Para a empresa especializada em segurança cibernética, o phishing é considerado uma das piores ameaças quando o assunto é datas comemorativas. Pois, os criminosos, aparentemente, se passam por uma empresa confiável ou, até mesmo, por uma pessoa.

Ao receber as informações do cibercriminoso, as vítimas entram em diversos links maldosos, realizam a instalação de aplicativos e acabam enchendo seu dispositivo de vírus ou até concedendo acesso para divulgação de dados pessoais.

Ao que se sabe, estes recursos também estão ligados a outros métodos de ameaças entre as quais podemos citar o uso de malwares e injeção de código.

Consoante a opinião de especialistas, o phishing, na maioria das vezes, pode ser o maior responsável por ransomware, modo aplicado que pode acabar “sequestrando” remotamente o dispositivo.

No momento, em que situações como essa ocorrem, invasores poderão exigir quantias exorbitantes em dinheiro para a liberação de dados. Por essa razão, é necessário ficar atento para não “clicar errado” na hora de comprar algum presente, seja para pessoa amada ou qualquer outra ocasião.

Desconfie de preços e ofertas mirabolantes, por exemplo, descontos de até 80% em um iPhone 13 ou ofertas enviadas por meio de e-mail, redes sociais ou, até mesmo, no WhatsApp.

você pode gostar também