Elon Musk e grandes líderes não adaptaram o trabalho remoto em suas empresas e há uma ótima explicação para isso

De acordo com o empresário, o trabalho remoto não tem a mesma eficácia que o trabalho presencial. Para isso, há uma explicação.

Após comprar o Twitter, Elon Musk informou aos funcionários da empresa por e-mail que todos deveriam voltar para o trabalho presencial. Esta já era uma atitude esperada, visto que o bilionário havia proibido o home office para os funcionários da SpaceX e da Tesla.

Antes do e-mail ser encaminhado para os funcionários do Twitter, a empresa ganhou o título de pioneira no trabalho remoto para as empresas de tecnologia.

Em 2018, o Twitter já havia iniciado o trabalho no modelo on-line, quando estavam sob a liderança do fundador e, até aquele momento, CEO da empresa, Jack Dorsey.

Na pandemia, Dorsey foi um dos primeiros a anunciar que o trabalho seguiria em casa.

Funcionários do Twitter não trabalham mais no modelo remoto

Com a política do novo dono da empresa, os funcionários da rede social não podem mais trabalhar no modelo remoto. Além do Twitter, empresas como Google, Apple, General Motors e Snap também voltaram a trabalhar no modelo presencial.

Desta forma, durante todo o tempo de trabalho ou na maior parte dele, os funcionários da empresa precisarão estar no modelo presencial.

A influência da pandemia

Quando foi necessário fechar os escritórios, as empresas precisaram se reinventar para organizar um novo modelo de trabalho.

Antes da pandemia, as empresas tinham um conhecimento sobre as plataformas de trabalho on-line, e seguiram durante um bom tempo achando que um trabalho de escritório poderia ser perfeitamente adaptado ao modelo online.

No início, foi uma correria para a adaptação. E, após o período de pandemia, muitas empresas não conseguiram manter o que realmente entende-se por trabalho remoto.

Inclusive, muitas delas reclamam sobre a falha na comunicação, e que a equipe não sabe trabalhar junta e a cultura do trabalho se degrada pouco a pouco.

Recentemente, especialistas apontaram que a cada 10 empresas, nove voltarão para o trabalho presencial em 2023. Para muitas delas, o trabalho remoto não seguiu uma estrutura adequada tanto quanto o trabalho presencial.

Assim, se não foi possível adaptar a comunicação, a estrutura e bons hábitos para desenvolver um bom trabalho remotamente, o melhor a ser feito é convocar os funcionários para o escritório.

Por este motivo, Elon Musk e outros gigantes da tecnologia não estão errados ao optar por não prosseguir com o modelo de trabalho remoto.

você pode gostar também