Educação sem preço: universidades públicas oferecem cursos gratuitos a distância; saiba mais
As universidades federais estão oferecendo oportunidades únicas para a educação superior gratuita a distância, derrubando barreiras financeiras e democratizando o ensino.
Muitas pessoas ao redor do Brasil sonham com a oportunidade de alcançar uma educação superior. A formação universitária, além de abrir portas para o crescimento profissional, proporciona uma expansão pessoal promissora.
No entanto, nem todos têm a oportunidade de perseguir esse sonho devido às barreiras financeiras que impedem o acesso à educação superior.
A realidade socioeconômica pode ser um obstáculo colossal e, muitas vezes, intransponível. As mensalidades de universidades privadas, os livros didáticos e o custo para se manter podem se tornar grandes empecilhos para muitos brasileiros.
Muitos jovens e adultos acabam vendo seus sonhos de obter um diploma frustrados, sentindo-se aprisionados em um ciclo de limitações que se torna cada vez mais difícil de quebrar à medida que o tempo passa.
No entanto, uma luz tem brilhado no fim do túnel para esses sonhadores. Isso porque universidades federais ao redor do país estão oferecendo uma oportunidade única de estudar de forma gratuita por meio do ensino a distância.
Com a maior parte do estudo ocorrendo on-line e apenas algumas exigências presenciais, percebe-se que o sonho da educação superior está se tornando uma realidade mais alcançável para muitos.
Instituições renomadas, como a Universidade Estadual Paulista, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade Federal de Santa Catarina, estão envolvidas nesse projeto. Confira mais detalhes!
Sobre as universidades
Foto: Reprodução
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A Universidade Estadual Paulista oferece um curso de Pedagogia voltado para profissionais da educação infantil, que devem estar trabalhando em escolas localizadas em São Paulo, Guarulhos e Cubatão.
O curso é realizado na modalidade EaD (Educação a Distância), porém exige a realização de provas presenciais a cada dois meses. No entanto, ainda não há uma data prevista para a abertura das inscrições.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
A universidade oferece uma variedade de cursos, incluindo Computação e Robótica Educativa, Letras-Inglês, Ciências Biológicas, Geografia, Ciências Sociais, Pedagogia e Biblioteconomia.
A instituição opera sob o modelo EaD, mas exige a realização de atividades presenciais. As inscrições para os cursos podem ser realizadas por meio do sistema de cotas.
Universidade de Brasília (UnB)
A Universidade de Brasília oferece cursos tais como de Geografia, Artes Visuais, Pedagogia, Letras e Música. Atividades presenciais são necessárias a cada 15 dias, além de estágios presenciais obrigatórios. As inscrições são realizadas por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes).
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Enquanto isso, a Universidade Federal de São Paulo oferece um curso superior de Tecnologia em Design Educacional, o qual possui cerca de 30 vagas.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Por último, temos a Universidade Federal de Santa Catarina, que também faz parte desse grupo. A UFSC oferece uma variedade de cursos, dentre eles, Letras-Português, Matemática, Ciências Biológicas, Filosofia e Letras-Libras (que inclui opções de licenciatura e bacharelado).
Para ser admitido em um desses cursos, é necessário fazer o vestibular da universidade.