Disputa entre Sabretooth e Wolverine: eles são opostos ou iguais?
Um afirma ser melhor que o outro. Mas, afinal, eles são iguais ou realmente há algum superior quando comparado ao outro? Saiba mais aqui!
Como um dos debates mais relevantes nos desenhos da Marvel, a relação entre Wolverine e Dentes de Sabre tem uma das dinâmicas mais icônicas da narrativa dos X-Men. De aliados a inimigos, Logan e Creed raramente se encontram, porém eles estão sempre lá para verem o pior um do outro. Mas, nesse caso, Sabretooth conhece seu velho amigo, Logan, um pouco mais do que Wolverine conhece de si mesmo.
Por vezes, referindo-se como o melhor que no que faz, Wolverine é bem conhecido por seus impulsos mais violentos quando se trata de enfrentar os inimigos dos X-Men. Para muitos fãs e para o próprio Logan, Sabretooth é visto como a manifestação física desses mesmos impulsos, e Victor concorda. Em última análise, Creed crê que Wolverine é tão ruim quanto ele, porém, infelizmente, para Logan sua ligação com várias organizações X-Force não foi o suficiente para provar que Sabretooth estava errado.
Quando Ciclope designa Wolverine para liderar uma unidade X-Force de rastreadores e assassinos nas páginas da série, Logan não perde tempo deixando suas garras sangrarem no inimigo mutante. Embora Ciclope tenha mandado a equipe encerrar após os eventos de “Second Coming”, de Matt Fraction e Zeb Wells, Wolverine secretamente converte o projeto em “Uncanny X-Force”.
Logan então batalha contra a nova Irmandade de Mutantes do Mal, encabeçada por seu filho Daken e o próprio Sabertooth. O confronto final das equipes na edição 34 de “Remender”, de Phil Noto, encerra-se com Daken morrendo nas mãos de Logan, como Victor havia planejado, e as consequências das ações da X-Force ainda custam a Wolverine seu lugar entre os Vingadores, que pensam que ele é o menor, sendo apenas um assassino covarde.
Mesmo antes da verdade sobre a X-Force ser desvendada, as manipulações de Sabretooth atestam diretamente a afirmação de Logan de uma alma perdida, colocando pai contra filho. Wolverine mata Daken não apenas porque Dentes de Sabre juntou as peças, mas porque ele não consegue pensar em uma maneira melhor.
Se Wolverine pudesse resistir a se render à sua besta interior, seu filho poderia sobreviver e Logan ganharia a vitória moral final sobre seus inimigos ao longo da vida. Apesar das tentativas de Wolverine de batalhar ao lado dos anjos, seus métodos mais brutais mais de uma vez puseram sua moral aparentemente nobre em uma posição precária.
As ações da equipe X-Force de Wolverine, juntamente com heróis como Deadpool e Psylocke, levam ao surgimento dos Gêmeos do Apocalipse e quase condenam a Terra. Agora, operando em nome da X-Force como parte da poderosa organização de operações sombrias de Krakoa, Logan mais uma vez explora sua natureza violenta, nutrindo seus demônios internos e tomando ações muito semelhantes às que ele tinha antigamente.
Nesse ínterim, Sabretooth em si está no buraco. Victor pode ter escapado da prisão, mas a hipocrisia de seu exílio em comparação com a admiração de Wolverine não é um bom presságio para a moral de Logan e de seus colegas X-Men.
Wolverine e Sabretooth são antigos inimigos e refletem como opostos, mas há muitas coisas em comum entre ambos. Logan afirma ter seguido um caminho mais nobre, mas seu comportamento violento com a X-Force não contribui muito para distingui-lo de pessoas como Victor Creed.
Infelizmente, para Wolverine, o residente dos X-Men da Marvel Comics tem muito mais em comum com seu maior inimigo do que ele desejaria admitir, e Sabretooth sabe disso.