Disney pode perder os direitos do Homem-Aranha e Vingadores em processo

Alguns anos atrás, a Disney quase perdeu os direitos do Homem-Aranha, Vingadores e outros personagens. Os herdeiros do escritor e desenhista Jack Kirby (1927-2018) alegaram problemas em receber sua parte referente aos direitos autorais da criação de personagens e de todas as mídias (quadrinhos, séries, animações, brinquedos…) em que os personagens apareciam.

Na época o caso chegou até a Suprema Corte e tudo foi resolvido. Marc Toberoff, um dos advogados dos herdeiros de Steve Ditko falou na ocasião “isso cedo ou tarde vai se repetir“, e parece que aconteceu de novo.

Marc Toberoff acertou na previsão. Recentemente, vários artistas e escritores de quadrinhos fizeram o mesmo contra a Marvel por vários personagens, com Toberoff retornando para representá-los nos tribunais.

De acordo com o The Hollywood Reporter, a Disney agora está batalhando para manter os direitos autorais de vários personagens, incluindo Homem de Ferro, Homem-Aranha, Doutor Estranho, Homem-Formiga, Hawkeye, Viúva Negra, Falcão e outros mais.

As novas rescisões de direitos autorais são das propriedades do falecido Stan Lee, Steve Ditko e Gene Colan. A Disney está argumentando que esses personagens não são elegíveis para rescisão de direitos autorais, pois eram obras feitas sob encomenda.

Processos anteriores envolvendo o co-criador do Motoqueiro Fantasma, Gary Friedrich, há mais de uma década, obrigaram a Marvel a usar uma técnica de defesa conhecida como o “Método Marvel” para explicar por que Friedrich não tinha direito a nada do que exigia.

No “Método Marvel” eles alegam que o personagem foi criado por meio de um processo colaborativo usando pessoal e recursos da Marvel.

Como este não é o primeiro caso de rescisão de direitos autorais em que a Marvel e a Disney estão envolvidas, é improvável que percam.

Para os críticos, “trabalho por aluguel” e o “Método Marvel” retiram grande parte de uma compensação justa aos criadores de personagens que agora têm filmes, desenhos animados, séries, videogames… Tudo baseados neles.

Mais notícias em breve!

você pode gostar também