Direção autônoma: Tesla caminha em direção contrária e prefere usar câmeras a bordo

Recentemente, a Tesla decidiu que irá retirar aos poucos os sensores ultrassônicos que estão presentes em seus veículos atualmente.

Recentemente, a Tesla decidiu que irá retirar aos poucos os sensores ultrassônicos que estão presentes em seus veículos atualmente, e irá apenas apostar em câmeras para continuar realizando as funções de segurança, bem como de assistência de direção funcionando perfeitamente.

Conforme foi abordado por Elon Musk, CEO da Tesla, em um pronunciamento, sua empresa ainda permitirá que seja alcançado a autonomia completa dos veículos com o uso de câmeras e sistemas baseados em inteligência artificial.

Entretanto, a atitude tomada pela empresa de Elon Musk está sendo completamente contrária as demais companhias que trabalham no ramo de direção autônoma. Algumas empresas, como é o caso da chinesa SAIC, está fazendo uso cada vez maior de sensores como o LiDAR, uma espécie de radar que funciona por meio de luz e consegue detectar os objetos.

Quanto a Tesla, já há até alguns modelos da companhia que não virão mais, de fábrica, com o componente, dos quais podemos fazer menção o Model 3 e do Model Y. As demais mudanças, ocorrerão nos carros Model S e Model X longo no próximo ano, entretanto sem nenhum prazo estabelecido oficialmente.

Embora a empresa responsável por fabricar os novos veículos venha encontrar um pouco de limitação na função de estacionamento automático, não haverá nenhum problema de segurança em caso de colisão, segundo a empresa.

Nesse momento, os carros da Tesla possuem aproximadamente 12 sensores ultrassônicos instalados dentro do para-choque. Os quais auxiliavam muito bem na hora de estacionar o veículo.

No entanto, é valido relembrar que desde o ano de 2021, a companhia também parou de equipar os veículos com os sensores de radar. Decisão que havia sido tomada em razão ao fato de haver falta de componentes eletrônicos no mercado global.

Além disso, a informação também está sendo monitorada de perto pelas autoridades americanas, a fim de estarem cientes sobre a segurança do sistema de direção autônoma da companhia, intitulada Autopilot.

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