Muita calma nessa hora! Será que dinheiro rasgado ainda tem valor?
Banco Central é o responsável por essas informações.
Apesar de ninguém desejar isso, pode acontecer de vez ou outra alguém rasgar notas de dinheiro por acidente. Muita calma nessa hora! Não é preciso se desesperar de início, já que sempre é necessário manter a calma em momentos complicados. Acompanhe a leitura e descubra se dinheiro rasgado continua tendo valor.
Notas rasgadas ainda possuem valor?
Segundo o Banco Central, autoridade monetária federal que regulamenta as notas no Brasil, é necessário que todo dinheiro danificado saia de circulação. Para isso, existe uma saída fácil de ser acionada para situações como esta.
De forma geral, a depender do dano, o valor das notas não é perdido, mas ainda assim é necessário que elas sejam recolhidas e tiradas de circulação.
Qual a solução para as notas rasgadas?
Assim que for percebido o dano nas cédulas, é preciso levá-las até um banco. Dessa forma, eles devem receber as cédulas que foram dilaceradas pelo público e trocá-las.
Esse banco pode receber as cédulas por meio de depósitos, pagamentos ou qualquer outro tipo de contato.
Posteriormente, essas notas de dinheiro rasgado são enviadas até o Banco Central para serem destruídas, mais precisamente, incineradas. Afinal, elas não podem voltar para a circulação nessas condições, tampouco para os comércios das cidades.
Quais tipos de estados são aceitos?
Não é qualquer tipo de dano que pode passar por esse processo. Sendo assim, o Banco Central só aceita as notas parcialmente dilaceradas ou com algo escrito em sua superfície. De forma mais precisa, a nota deve ter mais da metade do seu tamanho original, pequenos rasgos nas suas laterais ou algum tipo de desenho, escrita ou manchas.
Atenção! Cédulas que foram rasgadas em vários pedaços, queimadas praticamente por completo ou qualquer outro tipo de dano não passam por esse processo. Ou seja, uma pessoa não pode tentar fazer depósitos com notas nessas condições ou tentar pagar algum boleto de compras com elas.