A interpretação dos sonhos realmente é possível? Veja o que dizem os especialistas

Sonhou e ficou curioso para saber o significado? Veja o que dizem os psicólogos acerca desse fenômeno humano natural, porém tão misterioso.

Há um grande conhecimento a respeito de onde vêm os sonhos que temos durante o sono. Contudo, quem nunca decidiu pesquisar na internet o significado de um sonho específico que acabou de ter? Afinal, não gostamos da ideia de não termos informações o suficiente sobre determinadas situações.

Mas, ao mesmo tempo que muitos ficam extremamente interessados pelo assunto, há aqueles que não se importam muito com esse tipo de assunto. Pensando nisso, nesse post nosso objetivo é fazer com que o maior número possível de pessoas se interesse por esse assunto para lá de interessante ou, ao menos, que possam aprender um pouco mais acerca disso.

Aqui, queremos te ajudar a decifrar seus sonhos mais malucos e que aparentam não ter um pingo de sentido. Para entender como realizar esse processo, você precisará ler esse post até o final e depois colocar as dicas em prática, beleza? Então, vamos lá!

De acordo com a Psicologia, os sonhos não passam de representações que existem em nosso inconsciente, conforme afirma o psicólogo Alexander Bez, especialista em relacionamentos e saúde mental:

“Psicanaliticamente falando, os sonhos são um dos quatro caminhos utilizados pela linha psicanalítica para se chegar aos conteúdos que residem no inconsciente, estando esses latentes e, assim, não acessíveis.”

Na visão da Psicologia, os sonhos podem trazer para a superfície da mente alguns acontecimentos, como traumas, anseios amorosos e até mesmo conteúdos que, na maioria das vezes, encontram-se completamente reprimidos.

Em suma, a visão alega que todos os sonhos possuem alguma espécie de ligação com determinados conteúdos que estão, aparentemente, bloqueados na nossa mente. E, graças a isso tudo, os sonhos têm uma ligação direta com nosso emocional nem com nosso aspecto físico.

Leia abaixo, mais um comentário feito pelo psicólogo sobre o mistério que são os sonhos:

“Os sonhos também representam conflitos psicológicos, emocionais e físicos. Nesse último caso, se você tiver alguma afecção física ou for passar por alguma cirurgia, mesmo que apenas de uma extração dentária, isso terá influência em seus sonhos.”

Afinal, os sonhos podem ser interpretados?

Conforme já mencionado, muitos indivíduos, ao sonharem com algo, já correm para a internet a fim de encontrar um meio de entender o que significa seu sonho.

Porém, no momento em que essa pauta foi debatida com o psicólogo Alexander Bez, ele afirmou que há, sim, uma possibilidade de interpretar os sonhos. Contudo, o ideal mesmo é solicitar a ajuda de um profissional da área da saúde mental, como os psicólogos, para realizar esse processo:

“O acesso ao inconsciente e as suas interpretações são de cunho exclusivo da psicologia psicanalítica, mas nunca, jamais, da linha comportamental”, esclarece o profissional.

“O trabalho de interpretação dos sonhos é individual — de paciente para paciente. E a análise só pode ser feita através do profissional que está atendendo o paciente.”

Porém, é válido salientar que há um tempo determinado para esse projeto, pois há toda uma avaliação por trás dele a fim de compreender devidamente o que as interpretações podem significar para, a partir disso, fazer as associações mais adequadas.

Logo, por outro lado, é inválido dizer que ao pesquisar no Google o que seu sonho significa é uma perda de tempo. Mas, infelizmente, de forma bem custosa você terá a resposta correta acerca de um sonho que alguém da sua família teve ou que até mesmo você vivenciou.

Como interpretar os sonhos?

Mas, afinal, embora existam há anos diversas controvérsias a respeito desse assunto, desde a época de Freud, será que existe outra forma de interpretar sonhos além dessa, de se locomover até uma psicóloga?

Bom, acreditamos que apenas os psicólogos poderão auxiliar você de uma maneira mais específica nessa busca por resposta, pois já foi confirmado que há muitas variáveis nisso de pessoa para pessoa.

Contudo, de qualquer forma, fique atento às suas emoções, pois diante delas há sempre uma tendência maior em sonhar.

Portanto, analise bem as pessoas ao seu redor e o tipo de relacionamento que há entre vocês. E, por fim, busque observar o contexto total em que se deu determinado sonho.

você pode gostar também