DNA de seres desconhecidos é encontrado no deserto do Atacama

Em um processo de teste de equipamentos para viagens espaciais, pesquisadores encontraram algo inédito.

Pesquisadores relataram um fato inusitado no Chile! O DNA de criaturas não identificadas no deserto do Atacama foram catalogadas.

Em um local de condições extremas, até o presente momento, era considerado sem vida. Isso surpreendeu a todos com a presença de material genético de criaturas desconhecidas.

Vestígios de material genético em condições extremas

O deserto do Atacama é muito conhecido pelas condições diversas entre os lagos de sal, rochas e lava. Esse é um ambiente que, em fotos e em características geológicas, pode ser facilmente confundido com o planeta Marte.

Justamente por essas características, poucos animais conseguem sobreviver nesse tipo de ambiente. Porém, recentemente, algo mudou quando DNA de criaturas não identificadas foram catalogadas por cientistas espanhóis e chilenos, no deserto do Atacama.

Esses achados fazem parte da “microbioma escuro”, pois 9% dos fragmentos genéticos encontrados pertencem a organismos nunca vistos. Mesmo as partes já conhecidas representaram um desafio para as bases de dados e os equipamentos de reconhecimento.

Essa pesquisa teve como objetivo testar os equipamentos que seriam futuramente enviados a Marte para avaliar possíveis sinais de vida.

O local escolhido dentro do deserto do Atacama para esse estudo foi Piedras Rojas, ou Pedras Vermelhas, por possuir semelhanças geológicas com Marte. Por conta das condições, muito similares ao planeta Marte, os pesquisadores não esperavam esses achados de vida.

Com esses equipamentos, os pesquisadores buscam ajudar as agências espaciais americana (NASA) e europeia (ESA) com a procura e identificação de fósseis. Os testes permitiram ver, na prática, como funciona a identificação dos biomarcadores de DNA em condições extremas.

Através dos achados, também é possível analisar os pontos limitantes dos equipamentos, os quais precisam ser revistos antes da missão em busca de vida alienígena para não deixar passar nenhum detalhe.

você pode gostar também