Descubra para que servem os dois furos nos plugues elétricos

Por mais que a forma como algo foi produzido possa não fazer sentido, tudo tem uma explicação. É o caso dos furos nos plugues!

Às vezes, os objetos possuem algumas especificações em sua configuração que nos fazem questionar: “por que foi feito dessa maneira?”. Por mais que possa parecer estranho, ou mesmo sem utilidade, cada coisinha possui sua função específica. E no caso dos dois plugues elétricos isso não é diferente.

O design dos plugues foi desenvolvido de modo que ele cumpra sua função de conectar algum dispositivo à energia elétrica para que essa energia seja fornecida.

Os plugues atuais possuem três pinos, dois desses são livres e um é o terra. Isso significa que esse terceiro pino se conecta ao chão do local da instalação para que os riscos de acidente sejam baixos.

Avanços 

Em 1904, Harvey Hubbell Jr. revolucionou a eletricidade com sua invenção do plugue elétrico descartável. A partir disso, foi possível estabelecer a conexão de energia elétrica nas casas e o uso de inúmeros dispositivos elétricos se tornou viável.

Um desses modelos de plugue conta com alguns furos para que o cabo de alimentação não se desconecte. Antes disso, essa área, que atualmente é vazada, se relacionava ao fluxo de energia. Mas, com o desenvolvimento, isso mudou. Atualmente, os furos nos plugues garantem a segurança dos usuários.

Isso porque, quando há uma situação de curto-circuito, os riscos de choque são consideravelmente menores. Foi exatamente o avanço da tecnologia na produção desse produto que garantiu tal segurança aos usuários.

Mas, afinal, com tantas coisas padronizadas em âmbito mundial, por que cada país ainda possui seu próprio modelo de plugue? Não há expectativa de que haja um padrão para se seguir em breve.

Cada país vive diferentes momentos econômicos, portanto, o avanço tecnológico de um país pode não condizer com o avanço de seu país vizinho. Não há estrutura para que o nível se mantenha, sobretudo em relação aos eletroeletrônicos. Uma saída para essa falta de padronização é aderir às opções sem fio.

você pode gostar também