A vida imita a arte: 3 avanços tecnológicos motivados por ficção científica

Confira estes recursos tecnológicos que foram inspirados em histórias de ficção científica e talvez você não saiba.

Ao longo dos anos, desenvolveram-se muitas tecnologias, aperfeiçoando o que havia disponível. Um exemplo que podemos contemplar, a fim de compreendermos mais claramente, é o computador, que há poucos anos era uma máquina extremamente pesada e com locomoção quase impossível.

Porém, hoje, a criação de notebooks e de outros dispositivos bastante compactos possibilitou que se trabalhe de qualquer lugar, por exemplo. Certamente, isso transformou a vida de muitas pessoas para melhor.

E se eu lhe contasse que algumas tecnologias que utilizamos no nosso cotidiano foram criadas graças à inspiração que surgiu de histórias envolvendo o gênero de ficção científica? Bom, isso pode ser uma grande novidade para você, porém realmente aconteceu.

Por isso, veremos, a partir de agora, alguns exemplos de tecnologias desenvolvidas graças a narrativas de ficção científica. Vamos lá?

1. Internet

Foto: Reprodução

Em primeiríssimo lugar, está o que o possibilita ler o nosso texto neste momento: a internet. Na década de 1960, houve um texto escrito por Arthur C. Clarke, autor de “2001: Uma Odisseia no Espaço”.

Sua criatividade o levou para muito longe de sua realidade, onde ele viu uma rede telefônica completamente expandida, então escreveu sobre isso.

Anos mais tarde, Tim Berners-Lee desenvolveu a “World Wide Web”, e foi o primeiro a realizar uma tentativa bem-sucedida de comunicação na internet.

2. Capa da invisibilidade

Fonte: Getty Images

A próxima tecnologia surgiu devido a um mangá chamado “Ghost in the Shell”, criado por Masamune Shirow, que acabou sendo lido por Masahiko Inami, um professor renomado da Universidade de Tóquio.

Após sua leitura, o professor começou a ponderar sobre a possibilidade de deixar algo invisível, partindo de alguns princípios da engenharia.

Todo o empenho e a força de Inami deu resultado, e nos anos 1990 o apresentou ao mundo. Embora não seja como a realidade vista no anime, muito menos a capa de invisibilidade do Harry Potter, a descoberta foi muito interessante.

3. Bomba atômica

Foto: Reprodução

Em 1914, era publicado o livro “The World Set Free”, de H.G. Wells. Em sua produção, o escritor compartilhava o que poderia acontecer caso houvesse a criação de uma bomba atômica e sua intensa potência em destruir tudo o que estivesse ao seu alcance.

Assim, ao ler sobre isso, o físico Leo Szilard colocou em prática seu conhecimento, o que acabou resultando no desenvolvimento do projeto Manhattan, que desenvolveu a bomba na Segunda Guerra Mundial.

você pode gostar também