História surpreendente inspirou a abertura de ‘Outlander’; saiba mais

A icônica canção de abertura da série 'Outlander' esconde uma história escocesa importante.

Estamos a poucos dias da estreia oficial da sétima temporada da série que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo, com uma história de amor que desafia o tempo e o espaço!

Na próxima sexta-feira (16/06), a sétima temporada da série de drama “Outlander” estreia para o público internacional, mas aqui, no Brasil, ela chega exclusivamente no catálogo da Star+ apenas dois dias depois, no domingo (18/06).

Já entrando no clima da próxima temporada e relembrando os acontecimentos das últimas que foram lançadas, uma coisa chamou a atenção. O verdadeiro significado da música de abertura de “Outlander”, chamada “The Skye Boat Song”.

Afinal, qual é a história por trás da música que os fãs da série escutam e provavelmente já sabem cantarolar? Você sabe qual é? Continue rolando a página para descobrir!

‘The Skye Boat Song’: qual é o significado da música de abertura de ‘Outlander’?

Se você é fã do seriado baseado nos livros de Diana Gabaldon, provavelmente já se questionou de onde surgiu a música de abertura da série e qual o seu significado.

A cada temporada, a música ganha uma nova versão da faixa título, mas a sua letra nunca é alterada (pelo menos até a 6ª temporada).

A música é, na verdade, uma adaptação feita de uma canção folclórica escocesa criada no final do século XIX. O responsável por toda adaptação elaborada especialmente para a série é o músico e compositor norte-americano, Bear McCreary.

Para cada nova temporada é criada uma ou mais versões da faixa título, “The Skye Boat Song”. Isso porque as faixas procuram fazer uma ligação com as inúmeras viagens e transformações vividas por Claire (Caitriona Balfe) e Jamie Fraser (Sam Heughan), a cada temporada.

Confira um trecho de ‘The Skye Boat Song’ a seguir:

“Sing me a song of a lass that is gone

Say, could that lass be I?

Merry of soul she sailed on a day

Over the sea to Skye.”

Tradução do trecho:

“Cante-me a canção de uma moça que se foi

Diga, poderia essa moça ser eu?

Alegre de alma ela navegou um dia

Sobre o mar em direção a Skye.”

Em sua versão original, a música utiliza o termo “lad” ao invés de “lass” no primeiro verso do trecho que destacamos anteriormente. “Lad” que significa “rapaz” em gaélico escocês e isso tem a ver com a história por trás da música.

Revelada a origem da música de abertura de 'Outlander'!
Foto: Disney+ Brasil / Reprodução

Qual é a história por trás da música de abertura de ‘Outlander’?

A canção conta a história da jornada vivida por um príncipe após a derrota dos jacobitas na Batalha de Culloden, em 1746. Se você não se lembra deste fato das suas aulas de história na escola, a Batalha de Culloden foi o acontecimento que marcou a proibição do uso do tartã (as famosas “saias” escocesas) durante 100 anos.

Os jacobistas eram um grupo político e religioso. Eles eram católicos e contra os protestantes, por isso, reivindicavam que a família Stuart, igualmente católica e antiprotestante, assumisse novamente o trono da Inglaterra através do príncipe Charles Edward Stuart (conhecido como Bonnie Prince Charlie).

Porém quem acabou ganhando a batalha foram os 9 mil soldados comandados pelo Duque de Cumberland, da casa de Hanôver (uma família protestante). Após 1 ano de revoltas, os clãs jacobistas foram aniquilados e os tartãs foram proibidos.

Mas, com a ajuda de Flora MacDonald, membro de um dos maiores clãs da Escócia, o nobre Bonnie Prince Charlie conseguiu escapar dos soldados ingleses (os casacas vermelhas).

MacDonald, conseguiu vestir o príncipe como se fosse uma de suas criadas e, assim, colocá-lo em um barco. Então, juntos e disfarçados, remaram até a Ilha de Skye, nas chamadas Terras Altas (Highlands), as zonas católicas da Escócia.

A batalha se tornou um trauma nacional para os escoceses, que é retratado até hoje nas obras de arte. Inclusive, em “Outlander” existem algumas referências sobre toda essa história. Será que você se lembra de algumas delas?

‘Outlander’ traz referências à história original da Batalha de Culloden

A história da Batalha de Culloden foi contada entre a 2ª e a 3ª temporada, ao mesmo tempo em que Bonnie Prince Charlie, interpretado por Andrew Gower, foi retratado e inserido na produção.

Já a famosa ilha de Skye só veio a aparecer no seriado uma única vez, anos depois. Isso aconteceu no começo do 5º episódio da 6ª temporada, quando assistimos à fuga do “jovem pretendente” ao trono britânico.

Com isso, finalmente entendemos porquê o nome da ilha está na vinheta do seriado, entretanto, o local da ilha não é mostrado em nenhum momento durante a produção, de fato.

A música de abertura de “Outlander” causa um sentimento de aventura, romance e mistério e retrata muito bem a trama do casal Jamie e Claire durante suas aventuras na série. E você já sabia de toda essa conexão da série com a história original da música de abertura da produção?

Não perca a estreia da sétima temporada de “Outlander” e confira como será a nova faixa tema do seriado!

você pode gostar também