Desastre da Disney: Conheça o filme que foi o maior FRACASSO do estúdio

Considerado uma das maiores decepções da Disney, este filme foi um verdadeiro toma lá, da cá. O resultado? Um prejuízo de milhões; confira!

O maior medo dos produtores de Hollywood é ver um de seus lançamentos ser cancelado ou ficar estagnado. Mas isso pode acontecer, afinal, nem sempre as produções são um tiro certeiro. Algumas, no entanto, recebem uma segunda chance, como foi o caso de “John Carter: Entre Dois Mundos”.

O filme foi inspirado em uma história de Edgar Rice Burroughs, que também foi o criador de “Tarzan”. A primeira tentativa de lançamento foi em 1931. De lá para cá, vários foram os projetos, todos abandonados até a primeira adaptação do longa, lançada em 2012.  

Tentativas frustradas de criações

A princípio, a ideia era fazer um filme de animação. Assim, para a criação das cenas, foi utilizada a rotoscopia (técnica que utiliza uma imagem já filmada para criar os movimentos necessários para a animação).

No entanto, a exibição de teste foi um fracasso e, por isso, arquivada. Anos depois, em 1950, foi a vez de Ray Harryhausen (“Fúria de Titãs”) fazer a sua tentativa de lançamento, que também não deu certo.  

Contudo, foi apenas em 1980 que o projeto começou a, de fato, ser tocado. E o plano surgiu a partir de uma expectativa alta: a de ser um concorrente de “Star Wars”.

No entanto, o filme, que deveria ter sido dirigido por John McTiernan (“Duro de Matar”) e protagonizado por Tom Cruise (“No Limite do Amanhã”), também não foi para a frente.

Algum tempo depois, no início do século XXI, Robert Rodriguez (“Hypnotic”) se interessou por fazer o filme. Ele, inclusive, estava prestes a iniciar o projeto, mas acabou abrindo mão e deixando a ideia com Jon Favreau (“O Rei Leão”).

No entanto, o filme seria feito pelo Paramount, mas a empresa deixou os direitos perderem a vigência e Favreau ficou livre para assinar com a Marvel e iniciar a produção de “Homem de Ferro”.

Retorno à Disney

Mais uma vez, o filme estava sem rumo, até que a Disney se aproveitou para adquirir os direitos novamente. O interesse se deu, principalmente, porque André Stanton demonstrou querer fazer desse o seu primeiro filme live-action.    

Stanton era conhecido por produções de destaque, como a clássica animação “Procurando Nemo”. O cineasta convenceu a Disney a financiar seu projeto com base em “John Carter: Entre Dois Mundos”. A ideia era ambiciosa: Stanton dizia ser seu desejo de se tornar um “Indiana Jones” em Marte.    

A Disney logo viu uma possibilidade de criar um novo sucesso, tal qual “Star Wars“, já que o trabalho de Burroughs, primeiro criador do filme, foi uma inspiração para George Lucas (diretor de “Star Wars”).

O filme, no entanto, não rendeu tanto quanto o diretor e a própria Disney esperavam e foi considerado um dos maiores fracassos da empresa, gerando prejuízos na casa dos milhões.

você pode gostar também