Desafio: você consegue identificar qual das duas xícaras é real?

O desafio foi publicado no Twitter e deixou as pessoas super curiosas, pois é difícil distinguir qual delas é real.

A artista digital Carolina Jiménez publicou, em seu perfil no Twitter, um desafio que chamou a atenção de muitas pessoas por se tratar de algo totalmente diferente dos desafios comuns. Os avanços constantes da tecnologia fazem com que fique cada vez mais difícil diferenciar o que é ficção do que é realidade.

Os avanços tecnológicos nos design de texturas, iluminação e ray tracing tornaram uma imagem feita pelo computador super parecida com um objeto real.

Podemos usar como exemplo o desafio visual publicado pela artista gráfica Carolina Jiménez em seu perfil no Twitter:

Tradução do tweet:

“Eu vou te dar um desafio. Uma dessas imagens é uma fotografia real. O outro em uma recriação digital 3D. Você poderia me dizer qual é qual? Inquério aberto abaixo.”

Carolina Jimenez é designer gráfica na Scanline VFX. Além disso, ela colaborou com os efeitos especiais em filmes como “O Esquadrão Suicida” e “O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio ou Eternos”.

No desafio publicado por ela, podemos observar duas xícaras com o café derramando. Mas o objetivo desse desafio é tentar descobrir qual das duas xícaras é real. Será que é fácil descobrir?

Na pesquisa feita por Carolina, foi identificado que 59,9% dos internautas votaram na foto que está localizada à esquerda, e 40,1% votaram na que está à direita.

Agora, chegou a sua vez de tentar descobrir qual delas é a xícara verdadeira. Está pronto? Então vamos começar.

Observe a imagem abaixo com muita atenção, calma e cuidado. Não deixe nenhum detalhe passar despercebido.

Foto: Computer Hoy/Reprodução

Já conseguiu identificar qual é a verdadeira xícara? Mas, não se preocupe, iremos trazer a resposta do desafio para você entender melhor.

Se olharmos para as imagens com muito cuidado e para cada detalhe, no da esquerda a xícara parece mais verdadeira, assim como as cores do líquido que estão respingados.

Alguns usuários também comentaram que, na imagem do lado direito, tudo parece estar muito perfeito e, portanto, se torna mais artificial. Outros afirmam que conseguem ver o flash piscar nas janelas na foto do lado esquerdo.

Dessa forma, parece que a imagem verdadeira é a da esquerda, como a própria Carolina Jiménez confirmou. Mas existe um truque! A foto do lado direito foi criada no computador pelo artista digital Mauricio Oliveira.

Já imagem da esquerda é real feita pelo fotógrafo Guilherme Martins. Mas não é apenas uma foto. Como a própria Carolina explica, as duas fotos estão mescladas.

Por um lado, Guilherme Martins fotografou os objetos fixos na foto, como a chávena, o açúcar ou os grãos de café; e do outro lado, respingo de café com fundo verde.

Então, podemos dizer que a primeira foto também não é totalmente real, porque é formada pela junção de duas imagens distintas. Gostou do desafio? Então compartilhe com amigos e familiares!

você pode gostar também