DENÚNCIA! Após Black Friday, clientes estão expondo ofertas falsas na internet

A tão esperada data comercial pode trazer problemas à clientela. É preciso prestar atenção em todo tipo de oferta nessa época do ano.

A Black Friday é um período bastante esperado em todo o mundo. Afinal, nesta data, é possível encontrar diversos produtos com descontos incríveis que não seriam possíveis em outras épocas do ano.

Entretanto, também não é incomum que hajam alguns episódios envolvendo fraudes e demais problemas.

Recentemente, diversas pessoas compartilharam ocorridos inusitados na web, como o músico DeJay Downey, de Los Angeles (EUA).

O profissional publicou um vídeo no TikTok no qual é possível constatar que algumas promoções são, na verdade, uma farsa, pois há um valor idêntico oculto abaixo do preço.

“É a mesma coisa, não entendi”, disse o artista depois de tirar uma placa promovendo as Smart TVs Samsung como sendo vendidas por US$ 649,99 na Black Friday, para então revelar seu valor antecessor, mostrando que a televisão estava custando a mesma quantia muito antes da oferta. “Estou confuso”, disse ele.

Imagem: Reprodução

Segundo o secretário do Procon, Toninho Comparsi, o período da Black Friday é onde o índice de reclamações alcança marcas recordes.

As principais queixas dos consumidores recaem sobre aumentos abusivos nas vésperas do grande acontecimento, e só então são oferecidos os descontos.

“Essa prática é considerada publicidade enganosa e o estabelecimento pode ser penalizado caso exista comprovação deste tipo de ação”, indica ele.

Com isso, as principais recomendações do órgão são que as pessoas pesquisem bastante antes de efetuar suas compras em definitivo.

É de suma importância buscar lojas diferentes e fazer comparações de valores, de modo a encontrar ofertas genuínas e vantajosas para o bolso.

“As reclamações são tantas que até já criou-se o termo ‘black fraude’, justamente pelo fato de muitos fornecedores aumentarem o preço para depois oferecer o desconto. Daí a máxima ‘pagar metade do dobro’. É recomendado também obter referências do produto e do vendedor com alguém que já comprou”, afirma.

Por fim, outra sugestão bastante pertinente é que o cliente consulte os sites de reclamações para saber se um determinado estabelecimento possui boa reputação e é confiável no trato com seus clientes.

Caso o local escolhido já apresente problemas desta natureza, o ideal é não se arriscar.

“Quando localizar o produto que deseja e no preço que considera como ideal, faça um print de todas as páginas da transação, tais como: a propaganda do fornecedor com os detalhes do produto, o prazo de entrega, as condições do pagamento, bem como o comprovante de pagamento, entre outros, sempre dando preferência a sites com boa reputação no mercado”, sugere Comparsi.

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