Demanda por animes dobrou nos últimos dois anos graças ao streaming

As animações estão com tudo! Cada dia que passa, os catálogos das plataformas disponibilizam mais opções aos fãs

Com toda certeza, os serviços de streamings trouxeram o acesso a muitos conteúdos incríveis, agora podemos consumir como nunca, tanto filmes, como documentários, séries e animações! Mas a “procura e oferta” tem aumentado muito, ainda mais em produções animadas!

Leia mais: Record of Ragnarok é o anime do momento na Netflix

Entre os anos 90 e início dos anos 2000, aconteceu a febre das séries de animação japonesa em nossas telas, as emissoras abertas e pagas transmitiam bastante, mas com o passar do tempo, foi diminuindo. Dos poucos que restaram, eram exibidos nos canais pagos. Podemos dizer, que a “modinha” deu uma esfriada.

Agora, com a chegada dos serviços de streaming, o consumo de anime subiu muito. Se tornou mais fácil acessar às séries e filmes, além de existir muitas opções, gêneros e temas. É possível assisti-los dublados ou na versão original com legendas, basta escolher, de acordo com as nossas preferências, função que, antigamente, era quase impossível. Ficávamos presos aos horários das emissoras e aos poucos conteúdos.

A Parrot Analytics realizou um estudo e constatou que, em 2 anos, a demanda por conteúdo de animação japonesa cresceu 118%, se tornando um dos gêneros que mais cresceram durante a pandemia.

Em outros países de língua inglesa, muitas pessoas querem continuar experimentando outras coisas e assistindo cada vez mais tipos de anime, então é uma boa ferramenta para atrair novos usuários”, disse Michael Dempsey, sócio da Compound e especialista em animação. “É muito mais mainstream agora, não é tanto um conteúdo de nicho como costumava ser. Provavelmente é porque há uma fome muito maior e contínua por conteúdo de animação agora“.

É claro que as plataformas de streamings estão de olho no lucro gerado ao investir em animes em seus catálogos, a empresa com maior número de conteúdos é a Netflix, logo em seguida, vem as grandes concorrentes HBO Max e Disney +.  Além de disponibilizar grandes nomes da animação, as produtoras também tem investido na criação de animes como ‘Os Sete Pecados Capitais’ ou ‘Castlevania’ , licenciando grandes séries ‘JoJo’s Bizarre Adventure’ ou ‘Shaman King’ de forma exclusiva.

A Prime Video também entrou na onda e tem adquirindo licenças de animes mais populares do momento, como ‘Evangelion’, além de investir na produção de suas próprias animações como ‘Invincible’ ou ‘The Legend of Vox Machina’. Outro exemplo é a série ‘ Star Wars: Visions ‘ desenvolvida pela Disney.

Como dito anteriormente, existe entretenimento? Sim, mas o lucro está mais que envolvido! A Sony, por exemplo,  comprou o Crunchyroll, uma das maiores plataformas de streaming de anime do mundo, por mais de US$ 1 bilhão, ou seja, investindo e esperando que lucre muito mais, não é mesmo?

 

você pode gostar também