Debates sobre produção do queijo parmesão na internet vão CHOCAR comunidade vegetariana
A produção do queijo parmesão contém ingredientes do estômago de animais. Entenda!
Amplamente usado na culinária em diferentes receitas, o queijo parmesão se tornou um assunto de grande repercussão nas redes sociais, gerando debates e surpresa em muitos internautas e amantes de queijo.
Tudo começou quando um usuário do Twitter resolveu postar sobre sua indignação quanto ao processo de fabricação desse laticínio tão famoso e presente em nossas vidas. Muitos não sabem, mas esse processo pode chocar os vegetarianos que consomem o produto.
Como o parmesão é feito?
Um componente essencial na produção do queijo parmesão é o famoso “coalho”. Esse ingrediente auxilia na separação de sólidos presentes no teor de água do leite.
Até aí, não seria nenhuma surpresa se o coalho não fosse um elemento de origem animal. Isso mesmo, ele é uma enzima encontrada nas paredes do estômago e sistema digestivo de diferentes animais ruminantes, tais como cabras e bezerros!
O processo de extração dessa enzima pode chocar os vegetarianos, já que, na maioria das vezes leva à morte do animal – algo totalmente contrário à filosofia dessas pessoas.
Muitos dos que comentaram na publicação referida sugeriram a adoção do veganismo como saída. Pois assim, seria possível combater também a indústria de laticínios, não se limitando ao combate da indústria de carne.
Mesmo porquê, não é só o parmesão que possui o coalho! Diversos outros tipos de queijo usam essa enzima em sua fabricação, como o famoso queijo gorgonzola, por exemplo.
Por isso, aqueles que discordam do uso de animais para a fabricação de alimentos devem ficar atentos aos processos envolvidos.
Alternativa para os vegetarianos
Algumas opções estão disponíveis no mercado, mas nenhuma delas pode se considerar verdadeiramente parmesão, já que, legalmente, o queijo deve receber coalho em sua composição.
No entanto, muitos produtos veganos optam pelo uso do coalho produzido por algumas plantas ou por bactérias e fungos. Vale conferir o que a prateleira vegana tem a oferecer!