Mil anos não são nada: saiba quais são os alimentos mais antigos da história

Amados por muitos, esses alimentos fazem parte da história do mundo.

Algumas dos itens que hoje fazem parte do nosso cotidiano estão na humanidade há milênios, principalmente quando se trata de comida. Atualmente, temos à disposição diversas delícias da culinária, mas do que se alimentavam os nossos ancestrais?

A verdade é que algumas refeições não eram tão diferentes assim. Isso porque alguns alimentos fazem parte da história do mundo. A comida é uma necessidade básica para a sobrevivência humana, mas também é uma parte importante da cultura, da identidade e da história de cada povo.

Conheça os alimentos que fazem parte da história do mundo

Macarrão

Um dos alimentos preferidos de muita gente é o macarrão. Ele está na história da humanidade há milênios, pois o indício mais antigo desse alimento foi encontrado na China, cerca de 4 mil anos atrás.

comida alimentos
Foto: Shutterstock

Pão

O pão é um alimento básico em muitas culturas e uma das formas mais antigas de alimentação.

Sua história remonta a mais de 10.000 anos, quando os primeiros agricultores aprenderam a cultivar trigo e cevada, e descobriram que as sementes moídas poderiam ser misturadas com água para criar uma massa que, quando cozida, formava esse alimento tão requisitado em muitas sociedades.

Foto: Shutterstock

Mel

O mel é um dos alimentos mais antigos da humanidade e tem sido valorizado por suas propriedades nutritivas e medicinais por milhares de anos. A história do mel está intimamente ligada à história das abelhas!

As abelhas selvagens ecológicas produzem mel há mais de 100 milhões de anos, mas a domesticação das abelhas data de cerca de 4.500 anos, quando os egípcios passaram a criá-las em colmeias artificiais.

Foto: Shutterstock

Pipoca

Acredita-se que a pipoca tenha sido descoberta há cerca de 5 mil anos por povos indígenas das regiões da América Central e do Sul, como os astecas e os incas. Eles descobriram que as espigas de milho, quando expostas ao fogo, estouravam e se transformavam em um alimento saboroso.

Foto: Shutterstock
você pode gostar também