Curiosa vila histórica é encontrada na Turquia; veja detalhes
Coberta por destroços e com cerca de 1.400 anos, cidade de Éfeso é encontrada e traz grandes revelações para o contexto histórico. Veja mais!
Há pouco houve uma descoberta muito interessante no território turco. A descoberta diz respeito a uma “vila” de, aproximadamente, 1.400 anos. Ao que tudo indica, o local estava escondido sob uma densa camada de destruição. O local encontrado pertence à cidade de Éfeso, e ela apenas foi achada devido aos esforços dos arqueólogos da Academia Austríaca de Ciências, que disponibilizaram as informações no dia 28 de outubro.
Além disso, eles fizeram uma descoberta muito interessante para o contexto histórico daquela cidade. Isso porque a área que foi descoberta fica localizado na Praça Domiciano de Éfeso, algo semelhante ao que poderíamos chamar de centro político da cidade ao decorrer do domínio romano.
Entretanto, de acordo com as recentes informações disponibilizadas (via Galileu), a parte analisada pelos pesquisadores está relacionada a um ambiente comercial, bem como gastronômico, e ao que todas as provas indicam seu declínio ocorreu em meados de 614 d.C. ou 615 d.C. em razão de um incêndio.
Os pesquisadores ainda encontraram construções que possuíam de 3 a 4 metros de altura. Eles acreditam que tais locais seriam semelhantes a “uma cozinha, uma despensa, uma taberna, uma loja de lâmpadas e lembranças de peregrinos cristãos e uma oficina com uma sala de vendas anexa”.
Dentre tantas descobertas animadoras na cidade de Éfeso, ainda foi possível identificar algumas relíquias, as quais incluem diversas peças de louça compostas por restos de comida, cerca de quatro moedas de ouro e 700 moedas de cobre, sem mencionar 600 garrafas minúsculas que serviam para utilização no pescoço.
Confira algumas imagens do que foi encontrado no local:
Sabine Ladstätter, uma das responsáveis pela escavação desde o ano de 2009, compartilhou com o público que todos os arqueólogos que estavam presentes no momento da descoberta ficaram extremamente surpreendidos por encontrar o local em ótimo estado de conservação. Graças a esse fator, agora será possível ter uma visão mais ampla do “tempo exato da destruição e as implicações para a história urbana que podem ser derivadas disso”.
Conforme a narrativa da cidade, em meados do século VII, a “vila” começou a entrar em declínio, mas os motivos para isso não estavam totalmente claros para os historiadores – até agora. Por fim, com a grande descoberta do local e a visão dos dados encontrados, foi possível entender e ligar os fatos com outros eventos presentes na linha do tempo, como as guerras bizantino-sassânidas.