Santuário mais antigo do mundo indica o começo da civilização; confira

Constantemente, o local está revelando novos segredos, inclusive como a civilização deu início

Considerado como um dos sítios arqueológicos mais importantes da terra, o Gobekli Tepe (em português, Monte com Barriga), localizado na Turquia, está sob a posse de um dos santuários religiosos mais antigos do mundo.

Leia mais: Descubra algumas curiosidades sobre o Nióbio

Reunidos em volta de pilares megalíticos decorados, os ancestrais davam início as adorações para seus deuses. Estima-se que tudo isso tenha acontecido há mais de 7 milênios, antes mesmo de existirem as pirâmides do Egito e Stonehenge.

De acordo com as informações disponibilizadas pelos arqueólogos, é possível que a civilização humana tenha dado início em Gobekli Tepe, localidade que se encontra próximo a fronteira turca com a Síria, há cerca de 12 mil anos.

Diante disso, estima-se que diversos grupos de caçadores-coletores, presentes na Idade da Pedra, tenham se juntado para dar forma ao templo, porém não há indícios de que o local tenha sido habitado.

Segundo Lee Clare, do Instituto Alemão de Arqueologia: “Quando abrimos uma nova trincheira, nunca sabemos o que esperar. É sempre uma grande surpresa”.

O Instituto está presente no local desde o ano de 2013. Ao que se sabe, as primeiras descobertas encontradas no local foram realizadas pelo arqueólogo e pré-historiador alemão Klaus Schmidt.

Mas, até o momento, não há nenhuma ideia sobre quando a civilização teria dado início. Só sabemos que a Pirâmide de Djoser, em Saqqara, a qual marca o início da sociedade, aconteceu somente em 2700 a.C., bem depois do santuário de Gobekli Tepe.

Diante disso, o Ministério da Cultura da Turquia decidiu aumentar o orçamento, a fim de que mais escavações sejam realizadas na região.

você pode gostar também