Cubo mágico completa 50 anos: conheça a história do quebra-cabeças

Objeto foi criado por um arquiteto com um foco totalmente diferente.

Quem nunca ficou vários minutos tentando resolver um cubo mágico? Deixar todas as cores alinhadas em todos os lados do objeto pode ser difícil.

Mas você já parou para pensar de onde surgiu esse brinquedo, que é um verdadeiro enigma e que completa 50 anos em 2024?

Ao contrário do que muitos pensam, o cubo mágico não foi criado para ser um objeto de distração. Inventado pelo húngaro Ernő Rubik, este quebra-cabeça tridimensional surgiu de forma inesperada em 1974.

O brinquedo de plástico possui seis lados cobertos por quadrados coloridos e oferece inúmeras combinações possíveis.

Objeto foi criado para estudantes de arquitetura entenderem algumas teorias na aula – Foto: Canva Pro

Por cinquenta anos, o cubo tem sido visto como uma maravilha do design, com um visual aparentemente simples, mas altamente desafiador. Em entrevista ao site Wallpaper, Rubik diz:

“O cubo perdurou por tanto tempo e, na minha opinião, ainda parece cheio de vida e energia para as futuras gerações, o que o torna fascinante. Tudo o que eu queria era criar algo e compartilhar com as pessoas.”

Objeto é um grande sucesso

Também conhecido como Cubo de Rubik, ele já vendeu mais de 500 milhões de unidades desde seu lançamento e integra a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA).

Quando o criou, Ernő nunca imaginou que o cubo se tornaria um ícone cultural e uma sensação mundial duradoura.

“A maioria das coisas na vida e na natureza acontecem acidentalmente.”

A origem do cubo mágico

Mas, diferente do que muitos pensam, a ideia não era criar um brinquedo. Formado em arquitetura, Ernő Rubik lecionava na Universidade de Artes Aplicadas de Budapeste, hoje conhecida como Universidade de Arte e Design Moholy-Nagy (MOME).

Foi nessa instituição que ele criou o cubo mágico, com o objetivo de ajudar seus alunos a entenderem melhor as relações espaciais.

Antes de chegar à versão final, feita de plástico e com faces coloridas distintas – amarelo, azul, vermelho, verde, laranja e branco – Ernő Rubik construiu vários protótipos.

O segredo principal do cubo está em seu mecanismo, que fica escondido no centro da peça. Os primeiros protótipos foram utilizados em suas aulas de geometria dinâmica na universidade.

Logo após, ele entrou com o pedido de patente para o cubo mágico. Embora tenha feito sucesso na Hungria, o brinquedo ficou limitado à região devido ao contexto do comunismo na Europa Oriental.

Somente em 1979 o cubo foi apresentado ao mundo na Feira Internacional de Brinquedos de Nuremberg, na Alemanha. Foi somente em 1980 que a Ideal Toy Company, dos Estados Unidos, começou a comercializá-lo.

“Sempre adorei ficção científica e a grandeza e capacidade da mente humana de criar itens bons e bonitos. Fiquei curioso, mas não tinha dinheiro do trabalho, em parte, devido às circunstâncias e, em outra, porque não o procurava. Se você tiver sorte como eu, você faz o que quer e não se importa se pode vender.”

você pode gostar também