CRÉBITO: Conheça essa nova modalidade de pagamento
Nova forma de pagamento tem gerado um enorme índice de inclusão financeira em todo o país, beneficiando inúmeras pessoas.
Os cartões de “crébito” foram responsáveis pela movimentação de R$ 99,4 bilhões apenas no primeiro semestre do ano de 2022, segundo informações da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Essa modalidade acabou alçando voo com o início da pandemia de Covid-19 e foi capaz de se consolidar no mercado nacional ao agregar características do crédito e do débito.
Segundo o Serasa, cerca de mais de 64 milhões de cidadãos brasileiros não possuem acesso a produtos de crédito.
Portanto, levando em consideração esse triste contexto nacional, o crébito se mostra como uma enorme alternativa capaz de colaborar e muito para com a inclusão financeira de dezenas de milhões de brasileiros.
Sobre isso, a diretora-executiva (CEO) da Superdigital Brasil, Luciana Godoy, comentou o seguinte:
“Muitas plataformas, como Uber e iFood, não aceitavam cartão de débito, e essa foi uma forma de dar acesso às pessoas que não tinham crédito.”
O superintendente de Meios de Pagamento do Inter, Wagner Ferreira, explicou que com esta nova alternativa e ainda inédita para muitos brasileiros, torna-se possível o seguinte:
“O cliente pode usar o cartão para passar as compras no crédito, mas o valor da compra é debitado na hora no saldo da conta corrente.”
É importante ressaltar que o limite de utilização varia de acordo com o dinheiro depositado em conta, de forma a se assemelhar ao cartão pré-pago.
Caso não haja saldo, a transação é negada. Contudo, o cliente é capaz de fazer depósitos para elevar o limite e, assim, poder usar o saldo para fazer outras transações, como o PIX, por exemplo, ou até mesmo o pagamento de algum boleto.
As maiores vantagens presentes nos cartões de crédito são o pagamento a prazo, a possibilidade de parcelamento e a pontuação em programas de milhas.
Apesar de o crébito não ser detentor deste tipo de benefício, ele possui os seus próprios e exclusivos, como o cashback em todas as compras, com o valor creditado diretamente na conta.
Thiago Martello, educador financeiro e especialista em investimentos ainda diz o seguinte:
“A modalidade tem baixa possibilidade de endividamento, pois a pessoa só vai comprar com o dinheiro que tem na hora.”